Consumidores confiantes

Esperança renovada

20/06/2016

Os mais recentes acontecimentos políticos no País, como a nomeação da nova equipe econômica feita pelo governo interino de Michel Temer, parecem ter influenciado a confiança dos consumidores. É o que mostra o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e cuja escala de pontuação varia de zero (pessimismo total) a 200 pontos (otimismo total). 
O índice de junho registrou crescimento de 7,9% em relação a maio e atingiu 98 pontos - maior valor desde abril de 2015. Na comparação com junho do ano passado, apresentou alta de 8,2%, registrando assim, a primeira elevação na comparação entre o mês e o mesmo período do ano anterior desde janeiro de 2013. Com isso, o indicador de junho interrompeu 40 meses consecutivos de queda nessa base de comparação.
A elevação foi impactada principalmente pela alta no Índice das Expectativas do Consumidor (IEC), que subiu 7,2% no comparativo com maio, alcançando os 128,5 pontos, aumento de 26,6% ante o mesmo mês de 2015 - maior crescimento registrado pelo IEC desde janeiro de 2010 nessa base de comparação. 
Para os economistas da entidade, o aumento do IEC simboliza uma espécie de voto de confiança dos consumidores para a nova equipe econômica, o qual, porém, tem prazo de validade.
Já o ICEA, que mede a avaliação dos consumidores em relação às condições econômicas atuais, atingiu 52,4 pontos, crescimento de 10,6% na comparação com maio. Na relação com junho de 2015, porém, o ICEA ainda apresentou queda, de 29,4%. 

Esperança renovada
Compartilhe esse post:

Comentários