Prêmio Anamaco 2016

Homenagens ao setor

22/09/2016

No último dia 20 de setembro, o Espaço das Américas, em São Paulo, foi o cenário para a realização de mais uma cerimônia de entrega do Prêmio Anamaco. Em sua 25ª edição, a premiação reuniu cerca de dois mil executivos do varejo e da indústria do setor, além de autoridades. As indústrias premiadas, de 64 segmentos distintos, destacaram-se pela qualidade de seus produtos, eficiência de seus serviços, adequadas políticas de preço e comprometimento de seu atendimento. 
Em seu discurso de abertura, Marcos Gabriel Atchabahian, presidente do Conselho Deliberativo da Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), lembrou que a premiação foi criada a pedido dos lojistas para homenagear os fornecedores, estimular e fortalecer a relação entre indústria e comércio. Ele lembrou que o ano está complicado, mas é um período de maturidade para construir um Brasil sólido e promissor. “Há muitos desafios a serem superados, como saúde, educação e infraestrutura. O Brasil é um País jovem a ser construído. Temos grandes oportunidades e vamos aproveitá-las”, observou.


Na sequência, Cláudio Conz, presidente Executivo da Anamaco, destacou que a comemoração existe há 25 anos e que este é o único setor em que o varejo homenageia a indústria. Conz agradeceu a parceria e a participação de todos os representantes do segmento. “Nesses 25 anos, pude acompanhar todo esse setor e como as entidades representativas do setor evoluíram, se desenvolveram, o que também nos orgulha. Por isso, é de muita satisfação fazer as homenagens que faremos hoje”, ressaltou.
Conz destacou, ainda, o trabalho do governo do Estado com o programa de treinamento com dez mil presidiários, que tem a participação da Anamaco, com aulas práticas realizadas em imóveis do poder púbico, como hospitais e escolas. “Estamos transformando vidas, promovendo a integração das pessoas e recuperação das propriedades do Estado. Um trabalho extraordinário", contou. “Pessoas que foram treinadas e já estão em liberdade, já estão conseguindo trabalho”, afirmou.


Rodrigo Garcia, secretário Estadual de Habitação de São Paulo, representando o governador Geraldo Alckmin, destacou o programa de lotes urbanizados, realizado pelo governo paulista, que vai ao encontro do varejo de material de construção, que deverá permitir que famílias construam suas edificações em terrenos subsidiados pelo poder público. “Apesar da crise, o governo do Estado continua investindo 1% do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) em habitação”, garantiu Garcia.  
De acordo com o secretário, o governo do Estado de São Paulo deu um passo além na construção de moradia popular. “Vamos adquirir da iniciativa privada lotes e terrenos urbanizados em diversas cidades, com credenciamento em andamento, e pretendemos adquirir 12 mil unidades em 2017. Faremos um subsídio a famílias carentes, que terão com a oportunidade de ter seu lote e adquirir material de construção para fazer sua edificação, numa parceria com o varejo”, ressaltou. 
Este ano, Otto Von Sothen, presidente da Tigre, foi homenageado com o troféu “Personalidade da Indústria”. Em seu discurso, afirmou que estava honrado com a homenagem e que ela não é personificada, mas dedicada aos sete mil funcionários da empresa, que produzem, vendem e entregam. “Não há uma estrela, mas uma constelação. Ninguém faz nada sozinho”, afirmou.
O Grupo Balaroti foi homenageado com o troféu “Personalidade do Comércio”. Eduardo Balarotti, diretor de Marketing e Vendas da empresa, agradeceu a premiação e disse que o Grupo sente-se honrado com a conquista do prêmio. “Mais do que uma conquista, este prêmio é o reconhecimento da nossa atuação diária”, reforçou.
Pela primeira vez, a entidade entregou o troféu “Operário Nº 1 da Construção” a uma entidade: a União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs) que foi representada por George Teixeira Pinheiro, presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), uma das filiadas à Unecs. Ele discursou sobre o momento importante que o País vive. “O Brasil está em nossas mãos e não é a hora de transferir responsabilidades. É preciso saber escolher nossos governantes”, comentou.



As empresas são premiadas não apenas por condutas, mas também pelo lançamento de produtos diferenciados, que se destacam no ponto de venda. Em 2015, o troféu de Produto do Ano foi concedido a Lâmpadas Golden, pela lâmpada Ultraled A60 ECO. O prêmio de Inovações Tecnológicas foi entregue à Brilia pela Lâmpada LED Bulbo Autodimerizável.
O Prêmio Anamaco origina-se do levantamento realizado pelo Instituto de Pesquisas da Universidade Anamaco, com 1.657 revendedores de material de construção de todo o Brasil e de diferentes portes. Estes lojistas apontaram seus melhores fornecedores em cada segmento de produto, bem como atribuíram notas de 0 a 10 em cinco quesitos, que permitiram a premiação de primeiro e segundo colocados e os melhores em “Avaliação Geral”, com a Menção Honrosa, nas categorias “Grandes Clientes” e “Pulverização”.

A cobertura completa do Prêmio Anamaco 2016 poderá ser conferida na edição impressa, número 277, da Revista Anamaco.

Homenagens ao setor
Compartilhe esse post:

Comentários