PDC Talks realiza 20 palestras e atrai mais de quatro mil espectadores. - Revista Anamaco

Evento

PDC Talks realiza 20 palestras e atrai mais de quatro mil espectadores.

Texto: Redação Revista Anamaco

Nos dias 10 e 11 de novembro, aconteceu PDC Talks, promovido pela Saint-Gobain, por meio de seu programa Parceiro da Construção. Em sua terceira edição, apresentado por Marcio Ballas, palhaço, ator, diretor e dramaturgo, especializado na linguagem de Clown e Improviso Teatral, o evento - 100% on-line e gratuito -  contou com o total de 20 palestras e de mais de quatro mil espectadores. 
Em cada noite, foram apresentadas a palestra de abertura e outras nove, divididas em três palcos - no dia 10, o primeiro focado em jornada do varejo 4.0, o segundo sobre questões de desenvolvimento pessoal e o último sobre inovação para a sustentabilidade; enquanto no dia 11, os palcos foram e-commerce na construção civil, experiência do cliente e profissional do futuro. Os participantes interagiam a todo momento no evento, podendo tirar suas dúvidas e conversar através do chat. "Esse evento representa para a Saint-Gobain um marco da transformação digital no setor da construção civil. Nos sentimos honrados de poder contribuir, oferecendo conhecimento aos profissionais do mercado, nossos parceiros e clientes, contribuindo de forma ativa para seu desenvolvimento", explica Camilo Leles, coordenador de Marketing Digital da Saint-Gobain.
No primeiro dia, entre os palestrantes, Marcelo Tas, apresentador e comunicólogo, explicou o impacto da transformação digital no relacionamento com o consumidor. Em sua palestra, passou pelos três conceitos usados para definir o fenômeno - a exponencialidade das informações, o viés e a visão parcial da realidade. Ainda detalhou como esses conceitos afetam o mercado da construção civil e do varejo como um todo: as transformações ocorrem de forma rápida, ainda mais potencializadas pela pandemia, cabendo às empresas se adaptarem para atender às novas expectativas de seus clientes. Tas concluiu dizendo que devemos aprender com os consumidores, escutando suas necessidades e desejos.
Além dessa palestra, a engenheira civil, Iza Valadão, no palco de desenvolvimento pessoal, explicou de uma forma prática os principais pontos a se atentar quando se desenvolve um orçamento. Segundo ela, deve-se iniciar fazendo uma lista de material detalhada, realizando a medição e ambientação da obra. Os próximos passos são fazer a composição dos preços, orçando com pelo menos três fornecedores, e o levantamento de custos diretos e indiretos. Em seguida, Iza indicou que os profissionais do setor façam a análise da curva ABC e deu dicas para a organização da planilha de custos, que pontuou que deve ser enviada, semanalmente, para o cliente.
Os participantes contaram, ainda, com a palestra de Rafael Kiso, fundador e CMO da mLabs, plataforma líder de gestão de mídias sociais, que que deu dicas de como profissionalizar seu negócio nas redes para atrair clientes. Kiso explicou que, para conquistar seguidores engajados e possíveis clientes, as empresas devem produzir para as redes sociais conteúdos de valor, que expliquem e detalhem processos relacionados a seus produtos, além de aprofundar sua relação com o público, ao contar as novidades da marca, focando sempre nos benefícios que seus produtos podem oferecer.
O evento contou, ainda, com a presença de Larissa Reis, arquiteta e youtuber, falando sobre o futuro do mercado de arquitetura e design, dando dicas de como criar projetos criativos e sustentáveis. Além dessas palestras, a primeira noite contou com debates como o futuro da construção a seco, otimização de tempo, Google meu Negócio, cidades inteligentes, inovação de forma simples, entre outros, ministrados por profissionais referências em suas áreas.
Na segunda noite, Daniela Klaiman, futurista focada no comportamento do consumidor, foi a responsável pela palestra de abertura. Ela explicou as  principais tendências pós-pandemia, começando pelo varejo, que será ressignificado depois do crescimento exponencial das compras on-line durante os últimos dois anos. A especialista observou que as lojas físicas não terão mais somente o objetivo de vender, e sim de oferecer uma experiência e ensinar de forma gratuita assuntos relacionados a seus produtos.
Em seguida, Eduardo Fonseca falou sobre a experiência do cliente e o varejo da construção civil. Segundo ele, experiência do cliente são as impressões que ele tem da marca. Fonseca avaliou que o primeiro passo para se conectar com o consumidor é conhecê-lo de forma mais profunda, mapeando suas vontades e desejos. Depois, é necessário criar e documentar essa jornada, na qual o cliente sempre é o centro. Ele ainda explicou os quatro passos de uma boa experiência - olhando sempre de dentro para fora dos seus negócios, deve-se analisar as pessoas, os processos, as informações e a tecnologia da sua empresa, e entender se está de acordo com as expectativas do cliente.
Já no palco do Profissional do Futuro, Leles falou sobre educação 4.0 e marketing pessoal, dando dicas sobre como aproveitar a internet para se destacar no setor. O coordenador explicou que as empresas e os profissionais devem usar as redes sociais como ferramentas para o marketing pessoal, compartilhando conteúdos de valor e que mostrem sua autoridade no assunto em que é especialista. Ele também pontuou a importância de fazer novos cursos, como os disponíveis no Parceiro da Construção, para se destacar no mercado.
Ainda na segunda noite, foram debatidos em palestras temas como administração das finanças pessoais e da empresa, gestão de processos, como vender de forma simples por meio do Toca Obra, marketplace da Saint-Gobain, entre outros.

 

Foto: Divulgação

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