Tudo de cor

A arte do grafite

Amanhã e domingo, os moradores do bairro de Campo Limpo, bairro da zona sul de São Paulo, poderão conhecer de perto como o grafite pode ser elemento de arte, cultura e geração de renda para a comunidade em que está inserido. O projeto tem como um dos objetivos a requalificação urbana e conta com o patrocínio da AkzoNobel Tintas Decorativas (Tintas Coral) por meio de seu projeto socioambiental “Tudo de cor para você”.
A aula/oficina será para jovens participantes de instituições da região - Projeto Arrastão, Movimento Comunitário Estrela Nova, Associação Aquarela e MSE. “Nós temos orgulho de fazer parte de um programa que, além de levar cor para vida das pessoas, colabora com a instrumentalização dos jovens brasileiros na técnica stencil. Essa iniciativa está totalmente alinhada com o nosso projeto, que tem levado alegria por meio das cores às comunidades em diferentes regiões do País”, destaca Marcelo Abreu, gerente de Marketing Institucional e do “Tudo de cor para você” da AkzoNobel.
O programa tem à frente das aulas/oficinas o artista Job Leocadio,precursor do grafite no Brasil e que já levou seu trabalho para o exterior, com obras espalhadas por cidades como Praga (na República Tcheca) e Berlim (na Alemanha). “Na aula/oficina anterior, revitalizamos a pista de skate Jacuí em São Miguel Paulista. Para Campo Limpo, a pista de skate da praça irá receber nova vida”, antecipa o artista.
Marta Romero, curadora e idealizadora do projeto, explica que o grafite já alcançou o patamar de arte contemporânea no mundo inteiro. “O objetivo aqui não é discutir a importância do grafite, mas sim, capacitar jovens para que eles tenham no grafite uma profissão; precisamos transformá-lo em uma ferramenta de geração de renda para os artistas de rua”, completa Romero.
Além de São Miguel Paulista e Campo Limpo, a oficina chegará também à Freguesia do Ó e Rio Pequeno, abrangendo assim as quatro regiões da capital paulistana.

A arte do grafite
Compartilhe esse post:

Comentários