Adonay Bedretchuk é o vencedor da edição 2025 do Pedreiro Top Brasil
Texto: Redação Revista Anamaco
O paranaense Adonay Bedretchuk é o campeão da terceira temporada do reality show Pedreiro Top Brasil, competição dedicada a valorizar os profissionais da construção civil. Natural de Paula Freitas (PR), o vencedor começou na profissão ainda jovem, inspirado pelo cunhado pedreiro e, aos poucos, aprimorou suas habilidades em obras residenciais e comerciais. Após um período trabalhando longe de casa e vivendo os desafios de moradias provisórias, retornou à sua região com mais experiência, abriu sua própria empresa e se tornou referência local pela qualidade do acabamento e pela organização no canteiro de obras.
Inscrito pela segunda vez no reality, ele decidiu encarar a temporada 2025 com foco total. “No ano passado, eu não consegui dar meu máximo porque nem acreditava que era possível. Já este ano, coloquei toda minha força, dedicação e amor pelo que eu faço. Cada prova foi uma chance de mostrar o melhor do meu trabalho”, conta o vencedor.
Ao longo das sete provas, Bedretchuk se destacou pelo cuidado técnico, acabamento preciso e trabalho em equipe. Para ele, a participação no reality ampliou sua visibilidade profissional. “O Pedreiro Top Brasil reconhece de verdade o pedreiro. A Quartzolit deu para nós uma experiência única e é incrível ver nosso trabalho sendo valorizado dessa forma”, afirma.
Com o título de Pedreiro Top Brasil 2025, o campeão planeja continuar crescendo na região, desenvolver projetos com outros profissionais e, no futuro, promover iniciativas de capacitação para pedreiros. “Quero ajudar quem está começando e compartilhar tudo o que eu aprendi. Quero inspirar outros profissionais e mostrar que com fé, esforço e amor pela profissão, é possível conquistar grandes coisas”, afirma.
Esta temporada contou com mais de 50 mil profissionais inscritos de todo o Brasil e 10 chegaram à final, encarando provas técnicas, de mão na massa e de resistência sob avaliação de um júri especializado. O programa distribuiu um total de R$ 300 mil em prêmios.
O segundo colocado, Ezequias Ferreira Dias, da Bahia, e o terceiro colocado, Adriano da Silva, de São Paulo, levaram para casa R$ 30 mil e R$ 10 mil, respectivamente.
Temporada de sucesso
Camilo Leles, gerente de Branding e Experiência do Cliente da Saint-Gobain e idealizador do Pedreiro Top Brasil Quartzolit e do Mestre do Drywall Placo, faz um balanço positivo desta temporada dos reality shows.
Segundo ele, os dois programas conquistaram o público e alcançaram milhões de telespectadores em todo o País. “As iniciativas atingiram números impressionantes, como 25 milhões de visualizações no YouTube nos primeiros episódios em 2025 para o Pedreiro Top Brasil Quartzolit, com estimativa de ultrapassar mais de 70 milhões na temporada, e mais de 64 milhões para o Mestre do Drywall Placo”, comemora Leles.
Os programas também vêm atraindo o interesse dos profissionais. Este ano, houve recorde de inscritos, quase 60 mil participantes, e um aumento de 400% na participação feminina apenas no Mestre do Drywall.
Leles tem a meta de conectar as marcas do Grupo com profissionais e consumidores de todo o Brasil. “A nossa missão vai muito além do desenvolvimento de produtos, onde entendemos que os nossos esforços precisam focar na construção do conhecimento, valorização e qualificação desses profissionais fundamentais para a construção civil brasileira e, consequentemente, resultando em propósito para o setor, e sempre priorizando a experiência do cliente. Sem dúvida, os reality shows trazem grandes desafios e impactos transformadores na vida dos profissionais da construção civil”, afirma o executivo.
O gerente destaca que os formatos dos programas foram muito bem aceitos pelo telespectador brasileiro e aumentaram audiência da TV Band no horário em 31,4%. “Apostamos na linguagem do entretenimento para gerar engajamento e aprendizado com provas dinâmicas e interativas. O Mestre do Drywall Placo nasceu com a missão de mostrar o poder da construção a ceco por meio da técnica, capacitação e quebrando os diversos mitos desse método construtivo. Já o Pedreiro Top Brasil é uma celebração do talento, da dedicação e do orgulho de quem constrói os sonhos dos brasileiros”, ressalta.
Leles antecipa que, para 2026, a expectativa é que a Saint-Gobain promova novas edições ainda mais imersivas, com foco em inovação, sustentabilidade e capacitação. “O nosso objetivo é que as iniciativas continuem sendo vitrines do talento dos profissionais de todo o País, resultando cada vez mais na valorização dessas pessoas fundamentais para todos nós e, claro, transformando vidas”, pontua.
Paralelamente à valorização dos profissionais, a nova temporada do Pedreiro Top Brasil contou com uma prova para a ampliação da capacidade de abrigos de animais da Associação Abrigo Temporário de Animais Necessitados (AATAN), localizada em Sorocaba (SP), que, atualmente, mantém mais de 150 animais entre cães e gatos.
O Mestre do Drywall Placo também reforçou o compromisso da Placo com a sustentabilidade e impacto social. Entre as instituições beneficiadas estão a Tenda da Solidariedade, que oferece cursos de educação e cultura para todas as idades em Jandira; a Central Única das Favelas (CUFA), que há mais de 25 anos atua na promoção da inclusão social por meio do esporte, cultura, educação e empreendedorismo em todo o Brasil; e a Arco Associação Beneficente, que atende cerca de 600 crianças e adolescentes no Jardim Ângela (SP), contribuindo para sua formação pessoal, social e profissional, além de atuar na erradicação do trabalho infantil. “Também nos comprometemos em beneficiar instituições com o mesmo valor do prêmio dos ganhadores: cada finalista representou uma instituição, que receberam em dinheiro o mesmo valor do prêmio dos participantes”, finaliza.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 