AkzoNobel e Rijksmuseum pintam um novo cenário para a Operação Night Watch - Revista Anamaco

Parceria

AkzoNobel e Rijksmuseum pintam um novo cenário para a Operação Night Watch

Texto: Redação Revista Anamaco

A pesquisa científica focada em cor, luz e tinta está no centro da próxima fase da Operação Night Watch, uma parceria da AkzoNobel com o Rijksmuseum, em Amsterdã, na Holanda. Há sete meses, a obra-prima de Rembrandt está passando por sua maior e mais inovadora restauração, com os dois parceiros combinando conhecimento e experiência para conservar a pintura da melhor maneira possível. Foram identificadas três principais áreas de foco, ao passo que a colaboração começou a ganhar ritmo. "Estamos muito animados em trabalhar com o Rijksmuseum em um projeto tão inovador", diz Klaas Kruithof, diretor de Tecnologia da AkzoNobel. "Ao fundir o antigo com o novo, podemos pensar de maneiras diferentes, agir de outra forma e utilizar nosso know-how inovador para ir além das expectativas e ajudar a trazer a esse ramo da pintura um novo reino de possibilidades", completa.
Robert van Langh, diretor de Conservação e Ciência do Rijksmuseum, acrescenta: “Sabíamos desde o início que a parceria com a AkzoNobel na Operação Night Watch fazia todo sentido. Agora, estamos começando a olhar os detalhes de como podemos progredir do ponto de vista científico. Temos interesses comuns, especialmente em termos de cor e envelhecimento da pintura, e estamos confiantes de que os projetos nos quais estamos trabalhando ajudarão a levar o Night Watch a uma nova perspectiva e nível de entendimento”, observa.
Lançada em julho de 2019, a Operação Night Watch está usando uma série de ferramentas e técnicas inovadoras para implementar uma grande investigação e conservação da famosa pintura de Rembrandt, realizada em uma câmara de vidro especial, no próprio museu, sob os olhos atentos dos visitantes. Uma equipe dedicada, formada por pesquisadores, conservadores e restauradores do Rijksmuseum, está trabalhando em estreita colaboração com museus e universidades na Holanda e no exterior, além dos especialistas em cores da AkzoNobel.

Foto: Divulgação

AkzoNobel e Rijksmuseum pintam um novo cenário para a Operação Night Watch
Compartilhe esse post:

Comentários