Cor do Ano

AkzoNobel revela Azul Puro como a Cor do Ano da Coral para 2026

Texto: Redação Revista Anamaco

O ColourFutures, estudo global de tendências de comportamento e cores da AkzoNobel, fabricante da Tintas Coral, apresenta o Azul Puro como a Cor do Ano 2026, um tom vibrante e versátil que simboliza equilíbrio, fluidez e clareza em tempos de excesso de estímulos.
Inspirado pelo desejo coletivo de desacelerar e reencontrar o ritmo particular de cada um, o estudo desse ano convida as pessoas a transformarem seus espaços com mais leveza e autenticidade. “Com tudo o que está acontecendo no mundo, vemos que as pessoas estão reagindo de diferentes maneiras. Algumas estão desacelerando e recarregando as energias. Outras estão optando por ousar, divertir-se e viver com leveza, buscando sintonia com os outros e celebrando os vínculos”, explica Heleen van Gent, diretora Criativa do Centro de Estética Global da AkzoNobel.
A diretora acrescenta que as três paletas de cores escolhidas para esta edição ajudam a criar ambientes que atendem às necessidades decorativas de cada pessoa. “Para refletir esses diferentes estados de espírito - e porque entendemos que cor é emoção e, por isso, algo pessoal, trazemos três paletas de cores”, frisa Heleen.
A cor do mar e do céu, das borboletas e do mirtilo. O tom do topázio e da safira, da flor Escovinha e da Íris. O pigmento de um prato chinês, a famosa azulejaria portuguesa e tantas outras peças icônicas, inclusive brasileiras. São múltiplas as tonalidades e histórias do azul. Agora, Azul Puro, combinada a paletas complementares que se conectam à forma como as pessoas querem viver e sentir os ambientes. “Este ano, o ritmo está no centro da conversa. Acreditamos que a cor deve acompanhar o tempo de cada um - mais lento, mais vibrante ou mais leve. Nossas paletas trazem essa flexibilidade emocional para os ambientes, ajudando a criar espaços onde é possível respirar, imaginar e se reconectar”, afirma Priscila Perez, gerente de Cores e Relacionamento Brasil de Tintas Decorativas da AkzoNobel.
Para refletir diferentes estados de espírito - e porque a AkzoNobel acredita que cor é emoção -, as paletas se organizam em torno de três ritmos distintos, que oferecem possibilidades infinitas para mudar o compasso do espaço de cada um. ColourFutures apresenta três paletas, criadas para espelhar os sentimentos identificados nas análises globais de comportamento: Acordes Silenciosos, Bossa Nova da Alma e Folia Tropical.
Juliana Zaponi, gerente de Colour Marketing da AkzoNobel Tintas Decorativas para a América Latina, pontua que a música foi uma metáfora usada para essa edição do estudo. “Assim como uma melodia, a casa também pode refletir diferentes ritmos. Essa nova coleção nos mostra como a cor tem o poder de modular a energia dos espaços e provocar sensações únicas”, acrescenta.
O estudo é liderado pelo Centro de Estética Global da AkzoNobel, com sede em Amsterdã, e reúne especialistas de diferentes continentes. O Brasil esteve novamente representado pelas designers Adriana Pedrosa e Carlota Gasparian, do Atelier Adriana e Carlota, que contribuíram com insights para a construção do tema e das paletas.

Foto: Divulgação

AkzoNobel revela Azul Puro como a Cor do Ano da Coral para 2026
Compartilhe esse post:

Comentários