Alívio na inflação revigora otimismo do comércio em abril, apura CNC - Revista Anamaco

Comércio mais confiante

Alívio na inflação revigora otimismo do comércio em abril, apura CNC

Texto: Redação Revista Anamaco 

O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), indicador antecedente pesquisado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atingiu 111,3 pontos em abril, o que representa um aumento mensal de 2,5%, descontados os efeitos sazonais.
A alta interrompe a série de quatro quedas do otimismo dos varejistas, observadas desde novembro do ano passado. O resultado positivo contrasta com a redução da confiança na comparação anual (-5,7%). Em abril do ano passado, os comerciantes estavam mais otimistas do que agora, especialmente, com as condições da economia e do comércio.
A pesquisa mostra que, em relação a março, todos os indicadores do Icec apontam crescimento, reanimando a confiança do setor. O destaque no mês foi a melhor percepção das condições presentes da economia, embora o indicador (75,5 pontos) esteja no menor nível desde junho de 2021 e, ainda dentre todos os itens da pesquisa, foi o que mais cresceu no mês (+8,8%).
De acordo com o estudo, a dinâmica mais favorável da inflação corrente levou o comerciante a enxergar uma luz no fim do túnel para as vendas e para o início do processo de redução dos juros no País.
O levantamento mostra, ainda, que as expectativas para o desempenho mais favorável das vendas no curto prazo avançaram em abril entre todos os segmentos de lojas incluídos no Icec, embora na comparação anual o indicador ainda aponte redução. A inflação mais baixa e a perspectiva de que os juros possam cair em breve fizeram até mesmo as perspectivas de vendas dos lojistas de produtos duráveis melhorarem na margem (+4,0%).
O restabelecimento da tendência de alta das expectativas trouxe ânimo para a contratação de funcionários: 64,4% dos tomadores de decisão do varejo pretendem contratar, proporção que também cresceu no mês, primeiro aumento desde novembro de 2022.

Foto: Adobe Stock

 

 

Alívio na inflação revigora otimismo do comércio em abril, apura CNC
Compartilhe esse post:

Comentários