Consumidores confiantes

Alta na intenção de consumo em janeiro é a maior desde 2010, revela pesquisa

Texto: Redação Revista Anamaco

A Intenção de Consumo das Famílias (ICF), apurada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), alcançou 95,9 pontos em janeiro, o que representa alta de 5,1% em relação a dezembro. Essa elevação mensal é a maior da série iniciada em janeiro de 2010. Já na comparação anual, o aumento foi de 14,7%. Mesmo apresentando altas, tendência observada desde novembro, o ICF ainda permanece abaixo de 100 pontos desde maio de 2015, limite considerado de insatisfação.
Assim como ocorreu em dezembro, o levantamento mostra que todos os subíndices do ICF variaram positivamente, com destaque para a alta do componente Momento para Duráveis (+11,0%), seguido por Perspectiva de Consumo (+5,8%) e Perspectiva Profissional (+5,0%).
Na avaliação da entidade, as condições favoráveis do mercado de trabalho, a estabilidade inflacionária e o recebimento do 13º salário devem ter influenciado positivamente o otimismo das famílias.
Segundo a pesquisa, a percepção quanto ao Nível de Consumo Atual cresceu 4,4% em relação a dezembro. Na comparação anual, foi a alta mais significativa (+24,6%) dentre os subíndices do ICF.
A CNC revisou para 2,6% sua previsão de crescimento da economia em 2019, um pouco acima do mercado. Além disso, a entidade espera aumento 5,5% do volume de vendas do varejo, percentual acima dos 4,8% previstos para 2018. Neste contexto, o ICF poderá oscilar, revelando tendência de crescimento ao longo do ano.

Foto: Adobe Stock

Alta na intenção de consumo em janeiro é a maior desde 2010, revela pesquisa
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