Amanco Wavin renova parceria com TNC para recuperar mananciais - Revista Anamaco

Respeito ao meio ambiente

Amanco Wavin renova parceria com TNC para recuperar mananciais

Texto: Redação Revista Anamaco

A Amanco Wavin, marca comercial da Wavin, renovou sua parceria com a The Nature Conservancy (TNC), organização sem fins lucrativos que trabalha, globalmente, para a conservação do meio ambiente. A ação visa implementar 18 fossas sépticas no município de Jacareí, interior de São Paulo, para evitar a contaminação da água e do solo por esgoto, como uma das frentes em apoio ao Programa Municipal de Conservação e Recuperação de Mananciais, o Renascentes Jacareí, projeto-piloto de saneamento rural na região. 
A cidade é um dos municípios prioritários do Fundo de Água de São Paulo, parte da Coalizão pelas Águas e da Aliança de Fundos de Água da América Latina, que tem por objetivo estabelecer e ampliar a segurança hídrica. A meta local é a melhoria da qualidade de vida da população rural por meio da qualidade ambiental de suas propriedades. A iniciativa visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento de um modelo de negócio em saneamento rural que possibilita o ganho de escala e impacto, com potencial para beneficiar a saúde de 200 mil pessoas. “A renovação da parceria com a TNC representa a continuidade de nossos esforços em atuar ao lado de iniciativas socioambientais, a fim de construirmos ambientes saudáveis e sustentáveis”, comenta Gláucia Faria, gerente de Sustentabilidade para América Latina da Wavin.
Segundo ela, além das 18 fossas sépticas que serão implementadas no município serem uma necessidade ambiental, elas ainda possuem um importante papel social e na saúde dos cidadãos. 
Para o saneamento foram engajadas mais de 45 propriedades rurais da região no processo de mobilização junto aos proprietários, adesão e preparação do terreno. A meta, até o fim deste ano, é a instalação das 10 primeiras fossas sépticas biodigestoras (Biodigestores Anaeróbicos de Fluxo Ascendente, chamados de RAFAs) nas propriedades rurais selecionadas pela equipe da TNC, localizadas em pontos críticos para a proteção dos mananciais. “Até dezembro de 2023, serão instaladas 18 fossas, incluindo ações como ampliação do mapeamento, engajamento e projetos individuais junto aos proprietários rurais no município, seleção de propriedades para instalação de biodigestores adicionais e ampliação deste Projeto Piloto de Saneamento Rural, no qual a implantação das novas fossas sépticas evitará o escoamento de esgoto para cursos d'água”, antecipa Gláucia. 
Tudo isso será possível por meio da atuação em parceria com a TNC com municípios, empresas como a Amanco Wavin, sociedade civil, propriedades rurais, comitês e agências de bacias e agências reguladoras de água para o fortalecimento de políticas públicas e mecanismos financeiros sustentáveis de longo prazo em uma ação coletiva.
Esse projeto-piloto tem o intuito de aprimorar e fortalecer, a longo prazo, uma política pública da cidade de Jacareí e no âmbito do Fundo de Água de São Paulo, com objetivo principal de promoção de saneamento em propriedades rurais próximas aos mananciais do município. Os requisitos levantados para a escolha das 10 primeiras propriedades incluem a localização, quantidade de mão de obra necessária e facilidade de acesso.
Samuel Barrêto, gerente de água da TNC Brasil, comenta que, por  meio de parcerias como a da Amanco Wavin ao Fundo de Água de São Paulo, a TNC desenvolve trabalhos de campo de mobilização de produtores rurais, de forma a contribuir com o poder público e parceiros locais, visando fortalecer e aprimorar a gestão dos recursos hídricos, a proteção de mananciais e aquíferos e a qualidade de vida da população rural, além dos cidadãos e outros usuários de água que vivem nas áreas urbanas e que dependem desses mananciais. “A iniciativa contribui com a agenda dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas (ONU), em especial o ODS 6 sobre água potável e saneamento”, frisa o gerente.

Foto: Divulgação

Amanco Wavin renova parceria com TNC para recuperar mananciais
Compartilhe esse post:

Comentários