Ambiente saudável - Revista Anamaco

Prêmio Anamaco 2021

Ambiente saudável

AKZONOBEL
CLASSIFICAÇÃO NO PRÊMIO ANAMACO 2021


1º LUGAR - MASTER
Segmentos: Esmaltes à Base de Água e Vernizes

1º LUGAR - PULVERIZAÇÃO E GRANDES CLIENTES
Segmento: Esmaltes à Base de Solvente

1º LUGAR - GRANDES CLIENTES
Segmentos: Sistemas Tintométricos, Stains,
Tintas para Paredes Fachadas e Tetos
Tintas para Pisos

Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação



É impossível falar sobre os anos de 2020 e 2021 sem mencionar o cenário sem precedentes na atualidade que a pandemia causou. No entanto, mais relevante é destacar como as companhias trabalharam para preservar os negócios e a saúde dos funcionários.
Guilherme Ruschel, diretor-geral de Tintas Decorativas da AkzoNobel no Brasil, explica que a empresa tem um sistema de planejamento anual, em que define as prioridades e como chegará aos objetivos traçados para o período. Além disso, conta com dados de inteligência de mercado e com um relacionamento próximo aos clientes, que ajudam, sempre que necessário, a ajustar a rota e alcançar os objetivos conjuntos. “A pandemia nos trouxe ainda mais dinamismo de forma a acelerar a atualização de planos, mas sem perder a direção estratégica, que é o mais importante”, garante o diretor.
Em um cenário adverso, a empresa se manteve focada em continuar operando com segurança, atendendo aos clientes e criando conteúdo para estimular a transformação dos ambientes, assim como ajudar os pintores em diversas frentes.
Nesse sentido, segundo Ruschel, algumas iniciativas foram lançadas ou aprimoradas. A Academia Coral, por exemplo, transformou-se em Nova Academia Coral On-Line, e foi remodelada para oferecer uma experiência melhor aos pintores e balconistas. Os cursos foram personalizados e criadas salas virtuais da Academia Coral Ao Vivo. “Em 2020, alcançamos mais de 24 mil profissionais em nossos treinamentos ao vivo, além de termos mais de 58 mil cursos visualizados on-line, disponibilizando ao todo mais de 70 mil certificados”, revela o diretor.
O ano de 2020, segundo ele, foi de boas surpresas para o Páginas Coloridas, serviço que conecta pintores e seus clientes. A plataforma cresceu e ajudou consumidores a encontrar um pintor. Outra novidade ficou por conta da Loja On-line da Coral, lançada no primeiro trimestre do ano passado, seguindo o modelo de marketplace. Com ele, lojistas e parceiros da marca vendem através da plataforma, que foi pensada para oferecer a melhor experiência aos consumidores.

 

GUILHERME RUSCHEL
A pandemia nos trouxe ainda mais dinamismo de forma a acelerar a atualização de planos, mas sem perder a direção


Todas essas iniciativas, aliadas à mudança do comportamento do consumidor, que transformou sua relação com o lar, culminaram com um período positivo para a AkzoNobel. Ruschel revela que, no Brasil, para Tintas Decorativas América do Sul, em comparação a 2019, a receita anual foi 13% menor, mas 21% maior em moeda constante (tirando o efeito cambial), uma vez que os volumes positivos e os efeitos de preço/mix foram mais do que compensados pelo impacto desfavorável da moeda.
O executivo diz que 2021 segue desafiador, mas a diferença é que a companhia conta com a bagagem de todo o aprendizado adquirido ao longo do ano passado. Ele garante que a AkzoNobel seguirá investindo em inovação sustentável e soluções em ambiente digital, estreitando o relacionamento com seus públicos.
No final do primeiro semestre, duas grandes ações foram lançadas e deverão acompanhar o fabricante nos próximos meses, ambas incentivando os consumidores a mudar os ambientes de casa por meio da pintura e da cor, valorizando suas casas: a campanha Garantia Coral, que assegura que, ao comprar os produtos premium participantes da ação, o cliente terá a cor e o acabamento dos sonhos. Porém, caso ele não fique satisfeito, a Coral se compromete a substituir a tinta, de acordo com o regulamento. A ação havia sido implementada na Inglaterra, Índia e Vietnã e teve sua primeira fase em Campinas (SP) e outras 86 cidades do interior paulista. “Os resultados superaram as expectativas, impulsionando a expansão da campanha para todo o Brasil”, comemora.
A outra iniciativa foi a Promoção “Cores que Transformam”, cujo  objetivo foi fazer a diferença na vida dos consumidores e transformar não só os ambientes com cores e acabamentos perfeitos, mas entregar prêmios instantâneos e fazer sorteios semanais de até R$ 2,5 mil e um prêmio final de R$ 150 mil. A promoção foi ativada, em todo o Brasil, até 31 de agosto. O diretor observa que, na área de Tintas Decorativas, o processo de ressignificação das casas é algo que veio para ficar e as pessoas terão uma nova relação com seus lares.

CONFIRA A EDIÇÃO COMPLETA COM TODOS OS RESULTADOS DO PRÊMIO ANAMACO 2021

BOM DESEMPENHO
No Brasil, para Tintas Decorativas América do Sul, em comparação a 2019, a receita anual foi 13% menor, mas 21% maior em moeda constante

Ambiente saudável
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