Andra Group aumenta faturamento em 2024 e projeta alta de 20% em 2025
Texto: Redação Revista Anamaco
A Andra Group acaba de divulgar seus resultados de 2024 e anuncia um ambicioso plano de expansão. De acordo com os dados apresentados, no ano passado, a empresa aumentou em 15% seu faturamento e projeta crescimento de 20% em 2025, o que deve representar um faturamento de R$1,5 bilhão este ano.
Nesse desempenho, os fios e cabos continuam sendo o principal produto da Andra, representando 50% do volume total das vendas. A empresa também possui uma presença importante nos segmentos de infraestrutura, iluminação comercial e decorativa, interruptores, tomadas e automação industrial.
Com 45 mil SKUs no portfólio de itens em diversos segmentos, a empresa atende o consumidor final, profissionais (eletricistas, arquitetos, engenheiros), siderúrgicas, indústrias, e todo cliente que demande materiais elétricos.
João Carlos Faria Junior, diretor Comercial da Andra Group, comenta que, nos últimos cinco anos, a empresa atingiu um crescimento médio anual de 15%. Para ampliar percentual, a companhia está investindo em sua expansão geográfica. Novas unidades estão sendo abertas em localidades estratégicas, ampliando a presença da empresa em regiões de grande potencial.
Em 2024, por exemplo, a Andra ampliou unidades e escritórios de vendas em diversas regiões, como São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas e Goiás. Além dessas novas unidades, a empresa também reforçou sua operação logística com dois novos Centros de Distribuição que, unidos ao CD de Curitiba (PR), proporcionaram um aumento de cinco vezes a capacidade de armazenamento, além de permitir considerável aumento na eficiência, diversidade e disponibilidade de produtos.
Os CDs em Joinville e Cajamar estão em pleno funcionamento após receberem investimentos na ordem de 120 milhões, entre retrofit, equipamentos e tecnologia de ponta para sustentar o crescimento da empresa.
O CD de Cajamar, o maior da empresa, com 72 mil m² de terreno e 22 mil m² de construção, recebeu R$ 85 milhões em investimentos. “Fizemos uma grande obra para adequar o espaço existente à nossa operação, além de adquirir equipamentos de ponta para operar com a máxima eficiência”, explica executivo.
O diretor conta que o Grupo deverá promover avanços consistentes no segmento industrial com a aquisição da FECVA, especialista no setor, em 2024. A FECVA possui unidades em São Paulo, Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Cascavel (PR) e Campinas (SP), além de um Centro de Distribuição no Espírito Santo. Essa aquisição deverá contribuirá para a ampliação da capilaridade da Andra. "O crescimento da FECVA dentro da Andra Group será potencializado pela ampliação do CD em Serra (ES). Pretendemos competir em termos de igualdade com os demais fornecedores desse segmento", pontua Faria Junior.
O executivo lembra que a empresa, conectada com a mudança do perfil do mercado para um cenário on-line, também tem investido em canais digitais. As vendas via WhatsApp, iniciadas em 2021, têm crescido no faturamento total da empresa e o e-commerce, incluindo lojas oficiais em marketplaces, também tem sido ampliado exponencialmente, com representativo aumento em 2024. “Juntos, os canais on-line cresceram 123% em 2024”, finaliza.
Foto: Divulgação