Andra investe R$ 4 milhões e faz mudança estratégica para nova sede na capital paulista
Texto: Redação Revista Anamaco
A Andra Group, em movimento de expansão, transfere sua sede administrativa para um novo escritório na Marginal Tietê, em São Paulo, a partir de 01 de setembro. Com investimento de R$ 4 milhões, destinados à reforma e ao mobiliário, o escritório deverá ocupar um espaço de 900m² e o objetivo é acomodar a crescente equipe e refletir o plano de crescimento da empresa. A mudança estratégica visa dobrar a capacidade de pessoal.
Renan Braga, gerente de Expansão da Andra, explica que, conforme a empresa avança em sua trajetória de 50 anos, a sede anterior, localizada na Casa Verde, tornou-se limitada. Segundo ele, o novo espaço foi projetado para acomodar até 150 profissionais, favorecendo a sinergia interna. "O antigo local sinalizava uma abordagem de gestão e processos que ficou restrita e motivou também a reestruturação cultural na empresa. A nova sede reflete essa fase. Permite a ampliação dos departamentos existentes e a criação de novos", explica Braga.
O novo ambiente, concebido para modernizar processos e fomentar a colaboração, busca também aprimorar o bem-estar dos colaboradores. Sandro Melo (foto), diretor Administrativo e Financeiro da empresa, destaca que a nova sede reflete a identidade visual das lojas da Andra Materiais Elétricos, com elementos que conversam com a identidade da marca. O ambiente conta com áreas de descompressão e prevê a digitalização e modernização dos processos, proporcionando maior produtividade, redução de tempo e melhoria da qualidade no atendimento ao cliente. “O investimento em tecnologia é essencial para proporcionar melhor qualidade, maior produtividade, e a ampliação da acuracidade das ações e de controle na organização”, explica Melo.
O diretor revela que a Andra deverá inaugurar duas novas lojas nos próximos seis meses, e mais outras duas no prazo de um ano. “Para 2027, nosso projeto de expansão prospecta mais lojas, pois toda a base logística e administrativa já estará preparada para suportar e apoiar um crescimento exponencial. Projetamos crescimento de 20% do faturamento para o próximo ano”, conta.
A mudança obteve a aprovação da maioria dos funcionários. A inauguração oficial está marcada para hoje, 25 de agosto, e a operação no novo local se inicia em 01 de setembro.
O crescimento nos negócios da empresa, no último ano, teve como base a modernização logística e a mudança para um novo Centro de Distribuição (CD), que geraram um avanço significativo na qualidade e na acuracidade das entregas. O diretor de Logística da Andra, Fábio Brito, afirma que o novo CD permitiu que a empresa reduzisse o prazo de reposição de produtos nas filiais de cinco a sete dias para apenas um a dois dias.
Na sua avaliação, isso possibilita a reavaliação dos volumes de estoques e contribui para a uma gestão eficiente do estoque global. "No atendimento aos clientes, reduzimos em mais de 98% os atrasos de entrega com base na data acordada. Em 30% dos pedidos a data máxima de entrega foi adiantada. A acuracidade nas entregas está excelente e os erros de entrega foram zerados”, finaliza Brito.
Foto: Divulgação