ArcelorMittal lança desafio para alunos da Universidade de São Paulo (USP) - Revista Anamaco

Empresas

ArcelorMittal lança desafio para alunos da Universidade de São Paulo (USP)

Texto: Redação Revista Anamaco

A ArcelorMittal lançou um desafio com a Universidade de São Paulo (USP) para a participação efetiva dos estudantes na construção da estratégia de negócios da empresa. O objetivo do "Ideathon USP e ArcelorMittal" é estimular estudantes da Universidade a propor soluções inteligentes, inovadoras, sustentáveis e que tenham grande potencial de serem aplicadas. As inscrições estão abertas até o dia 23 de abril e são voltadas para alunos da graduação e da pós-graduação da instituição. O desafio terá a duração de quatro meses.
Essa é a primeira vez que a produtora de aço permite que estudantes de universidade no Brasil auxiliem no planejamento de seu modelo de negócio. "O Ideathon USP e ArcelorMittal é uma oportunidade para os alunos da Universidade participarem do movimento de inovação aberta da empresa. A nossa expectativa é que as ideias sugeridas sejam de alto nível e possam se tornar negócios no futuro, tendo em vista a excelência e o papel relevante da USP no cenário da inovação e do empreendedorismo brasileiro", observa Rodrigo Carazolli, gerente-Geral de Inovação, Novos Negócios e Açolab na ArcelorMittal Aços Longos LATAM.
As propostas apresentadas podem envolver temas ligados à sustentabilidade; economia circular; redução de emissão de CO2 na cadeia de aço; soluções envolvendo coprodutos da siderurgia e construções inteligentes utilizando aço e aplicando tecnologias da indústria 4.0 na construção civil.
A participação pode ser individual ou em grupos de até três pessoas. A etapa em que serão submetidas as ideias contará com webinars sobre mapeamento de personas, como ter boas ideias e como priorizá-las.
Vanderley John, professor da Escola Politécnica (Poli) da USP e coordenador da parceria, destaca que o Ideathon é a forma que a USP e a ArcelorMittal encontraram para engajar os alunos no processo de inovação. "A única maneira do Brasil reduzir a pobreza e se desenvolver é com a inovação: criar produtos e serviços novos, que o mundo deseje e esteja disposto a pagar por isto", acredita.O professor esclarece que o ensino tradicional educa a aplicar soluções existentes a problemas conhecidos, e a inovação é a busca de uma nova solução, ou até mesmo identificação de um novo problema. "Esta habilidade não está nos nossos currículos de engenharia", completa.
Um dos diferenciais do desafio será a capacitação dos estudantes por especialistas da USP e da ArcelorMittal para a elaboração das propostas. De acordo com Carazolli, os eixos temáticos selecionados estão alinhados às necessidades relevantes de mercado e têm também como meta gerar contribuições importantes para a sociedade. "É com esse entusiasmo que a ArcelorMittal e o Açolab - hub de inovação da empresa - estão encarando esse desafio", complementa.

Foto: Divulgação

 

ArcelorMittal lança desafio para alunos da Universidade de São Paulo (USP)
Compartilhe esse post:

Comentários