Arqplace pretende ultrapassar 14 milhões em volume de mercadorias - Revista Anamaco

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Arqplace pretende ultrapassar 14 milhões em volume de mercadorias

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica para Revestimentos, Louças Sanitárias e Congêneres (Anfacer), o Brasil é o segundo maior consumidor de revestimentos; o produto é responsável por 6% do PIB da indústria de material de construção, com previsão de crescimento de 15% até 2025. Apesar dos números positivos, até 2016 não existia um marketplace que reunisse e permitisse comparar diferentes revestimentos, para compra de qualquer lugar do Brasil. 
Com esse objetivo e diante do crescimento do e-commerce no País, em 2017, nasceu o Arqplace, plataforma que conecta fornecedores de revestimentos, pedras naturais importadas, iluminação, metais, louças e vasos ornamentais de alto padrão ao consumidor final.  
Fernando Martins, CEO do marketplace, lembra que identificou uma alta demanda de orçamentos via redes sociais da empresa da família, enquanto as fábricas de material de construção ainda não haviam aderido ao comércio on-line. “Fiz um exercício de imaginar como seria o mercado de revestimentos em 10 anos ou 20 anos. Estudei cases de empresas fora do Brasil que trilharam o caminho de digitalizar o fornecimento desses materiais e percebi que os early adopters de tecnologias disruptivas eram também, geralmente, consumidores com alto poder aquisitivo. Enxerguei uma oportunidade de oferecer uma experiência de compra on-line com qualidade de imagem, curadoria de produtos cuidadosa e um atendimento humanizado e ágil, que inclui envio de amostras para o cliente”, explica o CEO.
Atualmente, a empresa oferece mais de 1.000 itens. Martins conta que, no primeiro ano, a startup alcançou o volume bruto de mercadorias (Gross Merchandise Volume - GMV) de R$ 110 mil. Em abril de 2020, atingiu o marco do primeiro milhão em vendas. E após investimentos em nova plataforma digital, ampliação do número de fornecedores, atração de talentos e o desenvolvimento de alta expertise em marketing digital, a startup pretende atingir um total de 14 milhões de GMV em 2023. 
O executivo explica que a empresa se responsabiliza por toda a integração e administração dos produtos, assim como pelo atendimento ao cliente e logística. Desde o desenvolvimento de novos produtos até a solução de eventuais conflitos. Todas as operações são gerenciadas internamente, em um modelo de negócio que o empreendedor define como o “Customerplace”, no qual os clientes são tanto as fábricas quanto os consumidores finais. “De um lado estamos fazendo a transformação digital das indústrias de revestimentos da construção. De outro, estamos conquistando e habituando o consumidor final a comprar esse material pela internet”, comenta.
Segundo o CEO, para alcançar a meta traçada para o ano, a startup deve apostar em uma série de estratégias, como triplicar o número de fornecedores, aumentar a variedade de produtos para a arquitetura e migrar para uma plataforma on-line mais robusta e eficiente, que permita a automação e aumento da produtividade. Sem descartar a possibilidade de buscar investimento externo para acelerar as operações.

Foto: Divulgação

 

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