Artecola investe em diversidade e inclusão com o Programa Somos Muitos - Revista Anamaco

Empresas

Artecola investe em diversidade e inclusão com o Programa Somos Muitos

Texto: Redação Revista Anamaco

A Artecola acaba de lançar o Programa Somos Muitos. O objetivo é valorizar a pluralidade, a igualdade e a inclusão. “O programa tem relação direta com nosso novo posicionamento de marca. As múltiplas culturas são um dos grandes diferenciais da Artecola Multilatina”, destaca Eduardo Kunst, presidente Executivo da companhia.
O programa será um piloto com aplicação no Brasil e está alinhado a três dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs) preconizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. O Somos Muitos contempla os ODSs de número 5 - Igualdade de Gênero, 8 - Trabalho Decente e Crescimento Econômico e 10 - Redução das Desigualdades. 
As frentes de ação envolvem cinco áreas: Mulheres, Voluntariado, PCD, Etnia e LGBTQIA+. A proposta é garantir, cada vez mais, igualdade de desenvolvimento, oportunidades sem distinção de gênero e orientação sexual, sustentabilidade social, acessibilidade, representatividade racial e um ambiente seguro e respeitoso para todos. “Temos uma herança histórica de preconceitos e um papel muito importante na mudança. Por isso, precisamos trabalhar pela pluralidade de ideias e ações. É muito bom poder trabalhar com um grupo plural e diverso”, enfatiza Eduardo Gonçalves, gerente-Geral da empresa no Brasil. 
Para 2023, depois de avaliadas as primeiras ações, a iniciativa deve se desdobrar para a Argentina, Chile, Colômbia, México e Peru, onde a Artecola mantém operações industriais. “É um programa que não tem a pretensão de ser perfeito, mas que delimita o começo de uma transformação. Ele será melhorado a cada dia, à medida em que o executamos”, ressalta Kunst. 
A logomarca do programa foi desenvolvida para expressar com exatidão os temas da inclusão e da diversidade. “Cada cor representa um pilar, o que valoriza as diferenças. E os cinco pilares juntos compõem uma grande estrela em movimento. O significado é a inclusão e a transformação constante a partir do Somos Muitos”, destaca Jairo Korndoerfer, gerente de Marketing da empresa, acrescentando que o slogan “Nossa química é diversa”, complementa a ideia.
Durante o lançamento, que aconteceu na matriz da empresa, em Campo Bom (RS), com transmissão simultânea para unidades de Caxias do Sul (RS) e Tatuí (SP), Rosália Pereira, coordenadora de Desenvolvimento Humano da companhia, apresentou aos colaboradores as fundamentações do programa. Uma pesquisa interna mapeou percepções da equipe sobre as áreas a serem trabalhadas. “Queremos melhorar nossos indicadores, mas acima de tudo, evoluir em diversidade e inclusão. Nesse primeiro momento, estamos convidando a todos para que se inscreveram na área que mais lhe chama atenção. A partir daí, formaremos comitês para definir os primeiros projetos a serem desenvolvidos, dentro o propósito de ampliar a diversidade e a inclusão na Artecola”, afirma Rosália.

Foto: Divulgação

Artecola investe em diversidade e inclusão com o Programa Somos Muitos
Compartilhe esse post:

Comentários