Associação Brasileira de Normas Técnicas publica norma de texturas - Revista Anamaco

Programa de Qualidade

Associação Brasileira de Normas Técnicas publica norma de texturas 

Texto: Redação Revista Anamaco

Poucos dias depois do 21º aniversário da criação do Programa Setorial da Qualidade de Tintas Imobiliárias (PSQ), a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou a norma de especificação de texturas, que estabelece os requisitos de desempenho desse produto para uso externo.
A publicação da norma, em 19 de setembro, cujo nome oficial é ABNT NBR 17134:2023, foi resultado de um trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos no Comitê de Tintas da ABNT, com a participação de inúmeros players ligados ao setor.
De acordo com a Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati), com essa norma de especificação - que se soma às já existentes para tintas látex, massas niveladoras, esmaltes e vernizes -, o escopo do programa aumenta, o que era uma demanda do setor, já que as texturas representam, hoje, pouco mais de 5% do total do volume de tintas imobiliárias produzidas no Brasil.
Segundo a entidade, as avaliações das texturas permitem, agora, diferenciar os produtos com qualidade reconhecida daqueles que não cumprem os requisitos técnicos mínimos especificados na norma técnica, que podem ser classificados como não conformes.
A publicação da norma torna obrigatório o atendimento às suas especificações, o que é fundamental para assegurar a isonomia competitiva e proteger o consumidor. As primeiras texturas qualificadas serão divulgadas no Relatório Setorial de fevereiro de 2024, passando a constar no site Tinta de Qualidade e nos atestados.

Foto: Adobe Stock

Associação Brasileira de Normas Técnicas publica norma de texturas 
Compartilhe esse post:

Comentários