Astra e Japi reforçam posicionamento estratégico com nova identidade visual
Texto: Redação Revista Anamaco
A Astra e a Japi estão fortalecendo suas imagens - que têm o principal negócio relacionado à água, pois apresentam soluções hidráulicas, acabamento e acessórios para ambientes expostos à umidade - e anunciam reforço no posicionamento estratégico, apresentam sua nova identidade visual e ampliam os canais de contato com seus principais públicos.
Ana Oliva Bologna, presidente do Conselho da Astra e diretora da Japi, explica que o direcionamento estratégico e a atualização visual estão embasados em uma pesquisa de mercado, em que foram realizadas mais de 3.600 entrevistas com os principais públicos - lojistas, balconistas e compradores de diversos segmentos de atuação das marcas, engenheiros, arquitetos, instaladores, paisagistas e consumidores finais. “Todo o processo envolveu um mapeamento completo da percepção dos entrevistados e pontos efetivos de melhoria, caminhos para fortalecimento da presença das marcas e de ativações focadas em costumer experience”, frisa a executiva.
Entre as novidades estão os novos logotipos das marcas, que passam a refletir o acesso a soluções práticas e funcionais na construção e acabamento. A Astra manteve sua cor vermelha tradicional, porém em uma tonalidade mais quente e carismática; as letras agora são minúsculas para transmitir mais proximidade; a caixa que envolve o nome da empresa recebeu ajustes nos contornos azul e branco, que ficaram mais arredondados no todo, com o canto inferior direito fazendo alusão a um balão de conversa. “Essas mudanças refletem mais leveza e dinamismo, além de representar uma marca mais aberta ao diálogo”, destaca Ana.
Já para a Japi, a nova marca apresenta um visual mais leve e moderno para prmitir maior proximidade e conexão com os consumidores. “O projeto priorizou a versatilidade da aplicação da identidade nos seus diferentes pontos de contato, trazendo clareza visual e funcionalidade”, acrescenta a executiva.
Além da marca principal Japi, foram desenvolvidos universos visuais para as marcas Japi Garden e Japi Studio, pensando em um maior alinhamento estratégico com a qualidade dos seus produtos e seus diferentes públicos. “Fomos ouvir nossos principais stakeholders para compreender como nos comunicarmos com mais efetividade e proximidade. Portanto, por meio da nova identidade visual, buscamos valorizar o que as marcas têm de mais forte: sua presença no cotidiano das pessoas. A atualização foi pensada para comunicar com mais clareza e consistência, seja em uma gôndola, em um material de ponto de venda ou nas redes sociais”, afirma Ana.
Na Astra, a mudança pretender ajuda a equilibrar sua reconhecida funcionalidade, com uma dose maior de conexão emocional. A proposta é ser vista como uma marca madura e moderna, que cria soluções práticas, cuida de seus relacionamentos e é voltada para todos.
A Japi, por sua vez, avança em suas três frentes: a linha de construção, que engloba metais, louças e hidráulica; a Japi Garden, que contempla vasos e acessórios para jardinagem; e a linha Japi Studio, que foca em design assinado e móveis para área externa. “A renovação permite comunicar com mais clareza os diferenciais da marca: produtos que aliam funcionalidade e estética. O objetivo é ocupar um lugar de maior preferência na mente do consumidor, especialmente entre aqueles que buscam soluções que expressam personalidade e bem-estar”, pontua a executiva.
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