Belgo Arames apoia a construção de Centro de Inovação da USP
Texto: Redação Revista Anamaco
A Belgo Arames anuncia seu apoio estratégico à construção da nova sede do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa tem o objetivo de acelerar a pesquisa e o desenvolvimento de tecnologias sustentáveis para o setor, com a doação de material de alta performance que deverão contribuir para uma construção com menor consumo de material, melhor desempenho e, consequentemente, menor impacto ambiental.
A nova sede, de 1.200 m², localizada na Escola Politécnica, funcionará como um Living Lab, um espaço demonstrativo de tecnologias avançadas, permitindo testar soluções e produtos em condições reais de uso. O projeto, que reunirá um ecossistema de empresas e academia, é voltado para a redução das emissões de carbono e para impulsionar a produtividade na construção civil.
Segundo Jeferson Rocha, gerente de construção civil da Belgo Arames, investir nesse espaço inovador é contribuir para o futuro da construção brasileira. “Esse projeto é um marco, pois nos permitirá, em conjunto com a academia, testar e validar tecnologias para reduzir cada vez mais o impacto ambiental do setor”, avalia.
Como contrapartida da doação, o CICS USP conduzirá um estudo comparativo e monitoramento periódico das aplicações, para avaliar a contribuição de cada produto na redução das emissões de CO2 ao longo da cadeia de construção e para criar modelos e padrões aplicáveis ao mercado.
A previsão de conclusão da nova sede é dezembro de 2025. "De linhas arquitetônicas arrojadas, o principal diferencial do projeto está em pensar não só nas tecnologias que serão adotadas durante a construção, mas também na possibilidade de testar novas soluções para avaliar seu desempenho. E a Belgo é uma parceira importante para a realização desse projeto", destaca Vanderley M. John, professor associado da Escola Politécnica da USP e responsável pelo projeto.
Foto: Usp/Divulgação