Belgo Arames produz peça metálica de 255 quilos com tecnologia MADA
Texto: Redação Revista Anamaco
A Belgo Arames, em parceria com o Laprosolda, da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), atingiu um marco inédito na indústria brasileira ao fabricar, por meio da tecnologia de Manufatura Aditiva por Deposição a Arco (MADA), a peça metálica mais pesada já registrada no País produzida por esse processo, segundo a UFU. Com 255 quilos, ela foi criada utilizando um equipamento desenvolvido, exclusivamente, para essa tecnologia, esultado de anos de pesquisa e inovação conjunta entre a Belgo e a universidade.
Rafael Nacife Carneiro, especialista de Inovação da Belgo Arames, explica que esse avanço representa um divisor de águas na aplicação da impressão metálica 3D no Brasil. Segundo ele, a tecnologia MADA pode oferecer benefícios expressivos em relação aos métodos convencionais de fabricação, como a redução de desperdícios, maior liberdade de design, agilidade na produção de geometrias complexas e a possibilidade de combinar diferentes materiais em uma única estrutura. "Trata-se de uma solução que alia eficiência, sustentabilidade e inovação", pontua.
Carneiro observa que a fabricação tradicional dessa peça exigiria uma matriz de fundição de alto custo, o que inviabilizaria sua produção em pequena escala. “Produzir uma peça de grande porte por MADA demonstra não só a nossa capacidade tecnológica, mas também o potencial transformador dessa tecnologia para diversos setores industriais”, afirma.
Frederico Gazzola, gerente de desenvolvimento de negócios e inovação da empresa, destaca que o projeto vai além da produção de peças de grande porte. “Estamos conduzindo estudos para ampliar as aplicações da tecnologia em setores estratégicos como energia, mineração, óleo e gás, e infraestrutura. A versatilidade do MADA abre novas possibilidades para a indústria nacional, com soluções mais sustentáveis, eficientes e customizadas”, explica o gerente.
Para o professor Louriel Oliveira Vilarinho, da UFU, a parceria com a Belgo viabilizou o uso de consumíveis de alto desempenho para o estudo e fabricação de pré-formas e peças produzidas por MADA, na busca pela liderança mundial dessa tecnologia que tem despertado o interesse e o investimento de diversos setores da economia.
A Belgo possui diversas peças fabricadas por MADA em operação, e a expectativa é que, com o avanço dos projetos em andamento, novas aplicações sejam desenvolvidas. “Esse progresso consolida a Belgo Arames como uma das protagonistas na pesquisa, desenvolvimento e adoção de tecnologias de ponta, contribuindo, ativamente, para a modernização e competitividade da indústria brasileira”, finaliza Gazzola.
Foto: Edmundo Benedetti Filho/Divulgação