Balanço positivo

Black Friday amplia procura por matcon

Texto: Redação Revista Anamaco

Depois de ocupar a sexta posição entre as buscas dos brasileiros no Google em 2024, a categoria “casa e construção” saltou para o segundo lugar  durante a Black Friday de 2025, sinal de que o consumidor está mais estratégico ao planejar reformas e compras de maior valor agregado. Esse comportamento reforça uma tendência percebida no varejo do setor: o período não estimula compras por impulso, mas funciona como uma janela para quem está com a obra em andamento ou pretende iniciá-la.
Uma pesquisa da Juntos Somos Mais mostra que 86% dos consumidores que buscam promoções na Black Friday estão envolvidos em reformas ou pretendem começar uma nos meses seguintes, impulsionados por fatores como o 13º salário e o recesso de fim de ano.
Gabriel Gustavo Gonçalves Ferreira, especialista comercial da carteira de bens industriais da Brado, empresa de logística multimodal, esse padrão de consumo desencadeia um movimento antecipado na logística e os números confirmam isso.
Segundo ele, de setembro para outubro deste ano, o volume transportado pela companhia para o setor praticamente dobrou e a empresa registrou uma alta de 94%. “O salto revela a corrida pela reposição de estoques antes do pico de vendas”, afirma.
Ferreira destaca que as empresas do segmento começam a se preparar em outubro. “Na carteira da Brado, o segmento de construção é majoritariamente representado por pisos e cimento. Em outubro, percebemos aumento na reposição dos estoques porque os clientes passam a embarcar mais sabendo que a Black Friday exige previsibilidade e disponibilidade de produto”, ressalta.
O especialista diz, ainda, que a antecipação é fundamental. Ele observa que o pico de pedidos acontece entre outubro e a primeira quinzena de novembro e o ciclo médio de abastecimento gira em torno de 40 dias. “Esse planejamento é necessário para que os produtos cheguem ao varejo até 15 de novembro, antes do aumento da demanda do consumidor final”, explica.

Foto: Adobe Stock

Black Friday amplia procura por matcon
Compartilhe esse post:

Comentários