Boa perspectiva para 2021 - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Boa perspectiva para 2021

Texto: Redação Revista Anamaco

partir dos resultados do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre que, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) cresceu 7,7%, a expectativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) é de uma nova alta no quarto trimestre (+1,8% em relação ao terceiro). “Essa desaceleração se deve a dois fatores. Primeiramente, com o avanço de 7,7% do PIB, a base de comparação será maior - o que certamente impedirá o registro de um novo avanço tão significativo. Além disso, o valor do auxílio emergencial - tão importante para a retomada do crescimento - tem sido menor nos três últimos meses do ano. Neste cenário, a volta do PIB ao nível pré-pandemia deverá ocorrer no primeiro trimestre do próximo ano”, explica o economista da CNC, Fabio Bentes.
De acordo com José Roberto Tadros, presidente da entidade, nas projeções da CNC, em 2020 a economia deve encolher cerca de 4,3%, com o consumo das famílias e o comércio cedendo 4,5% e 5,2%, respectivamente.
Para 2021, diante da perspectiva cada vez mais concreta de aplicação de vacinas contra a Covid-19 e a menor taxa básica de juros da história, a CNC projeta avanço de 3,4%.

Foto: Adobe Stock

Boa perspectiva para 2021
Compartilhe esse post:

Comentários