Carajás ajuda a revitalizar o Acervo Arquitetônico de São José da Laje (AL) - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Carajás ajuda a revitalizar o Acervo Arquitetônico de São José da Laje (AL) 

Texto: Redação Revista Anamaco

O município de São José da Laje (AL) apresenta os resultados do projeto Colorir Fachadas com Histórias, Reviver Memórias, que revitalizou o acervo arquitetônico da cidade. A iniciativa, que consiste na pintura de mais de 50 prédios e residências da cidade, foi realizada pela Carajás Home Center em parceria com a Coral e com a Prefeitura Municipal. 
O projeto, iniciado em 2018, contou com o Mapeamento do Acervo Arquitetônico da área antiga da cidade por uma equipe de estudantes do curso de arquitetura da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), sob o comando da doutora arquiteta, Josemary Ferrari.  
Em 2021, foi aprovada a Lei de Tombamento, com o objetivo de proteger e perpetuar todo o acervo histórico arquitetônico lajense. Conhecida na microrregião Serra dos Quilombos Alagoanos como a Princesa da Fronteira, São José da Laje é composta pela paisagem das serras e matas. A cidade também tem recortes culturais fortes na história do Estado. 
Alex Mendonça, vice-presidente da Carajás Home Center, frisa que ver o resultado de projeto é motivo de muito orgulho. “Saber que a Carajás faz parte dessa história nos traz muita alegria, pois o acervo arquitetônico do município é um patrimônio cultural do Estado de Alagoas”, destaca. 
Na análise de Angela Vanessa, prefeita de São José da Laje, o projeto representa um resgate à história da cidade, a partir da preservação e revitalização de fachadas históricas, como as do Castelinho e do Caramanchão, prédios centenários que marcam a evolução de São José da Laje. “Estamos não só resgatando um pouco da nossa história, mas a preservando para as próximas gerações com o tombamento. Como gestora e, acima de tudo, como lajense, agradeço à Carajás Home Center e à Coral pela parceria e por confiar e acreditar na nossa gestão”, afirma. 

Foto: Divulgação

Carajás ajuda a revitalizar o Acervo Arquitetônico de São José da Laje (AL) 
Compartilhe esse post:

Comentários