Carajás investe em treinamento para aprimorar o atendimento em suas lojas
Texto: Redação Revista Anamaco
Com o objetivo de aprimorar os resultados e a qualidade no atendimento aos clientes, a Carajás Home Center se une à DNA de Vendas, consultoria de vendas para aumento de produtividade. A parceria incentiva o aumento da produtividade da equipe de vendas por meio do redesenho do modelo de atendimento e gestão, além da capacitação do time de multiplicadores.
Para desenvolver a estratégia, a DNA de Vendas realizou um diagnóstico, que incluiu entrevistas de imersão, análise por clientes ocultos, laboratórios práticos com vendedores e gestores para um estudo aprofundado da cultura organizacional. Com esses dados, foram desenvolvidas soluções personalizadas para ampliar a produtividade e elevar o padrão de atendimento, garantindo que cada cliente tenha uma experiência completa.
Toda essa abordagem resultou na metodologia “Atitude Vendedora”, que reforça a ideia de que todos os colaboradores da Carajás têm papel ativo na experiência de compra e na satisfação do cliente. Esse método possui cinco pilares: Gestão de Pessoas e Liderança; Planejamento Estratégico; Ritos e Rotinas de Gestão; Capacitação Contínua e Cultura de Reconhecimento.
Athus Henrique, analista de treinamento e desenvolvimento da Carajás, explica que os treinamentos são aplicados nas unidades físicas da empresa e, em breve, estarão disponíveis na Unicarajás, plataforma interna de capacitação profissional da Rede de lojas, com conteúdo exclusivo, incluindo dicas, vídeos e os playbooks desenvolvidos, exclusivamente, para a varejista, com o acompanhamento da DNA de Vendas.
Além disso, a ferramenta "Impulsiona" foi desenvolvida para reforçar o aprendizado por meio do envio de pop-ups e links aos colaboradores.
Em fevereiro, a equipe formada por gerentes regionais, comerciais e gerais de loja, além do time de Gente & Gestão iniciou o treinamento, se tornando responsáveis por propagar a metodologia em cada unidade. “Estamos bastante empolgados com essa novidade. Por meio da parceria, reafirmamos nosso compromisso de oferecer um atendimento de excelência, desenvolvendo equipes cada vez mais capacitadas para atender às necessidades dos clientes, fortalecendo nossa posição no mercado nordestino”, afirma Henrique.
Segundo ele, o próximo passo da iniciativa inclui o monitoramento da eficácia das ações implementadas para garantir o acompanhamento da performance e a melhoria dos resultados.