Casa das Correias ganha eficiência ao precificar itens com etiquetas eletrônicas - Revista Anamaco

Tecnologia

Casa das Correias ganha eficiência ao precificar itens com etiquetas eletrônicas

Texto: Redação Revista Anamaco

Tradicional Rede de material de construção do Amazonas, a Casa das Correias está com novidades. No mercado desde 1978, com o objetivo de manter o nível de satisfação dos clientes, a empresa investe, continuamente, em avanços tecnológicos. Nesse sentido, o mais recente investimento do Grupo é em precificação.
Consciente de que mobilizar funcionários para substituir manualmente etiquetas de papel, buscando atualizar preços de produtos variados como tintas, máquinas, artigos para o lar e equipamentos industriais, elétricos e hidráulicos, era um grande desafio operacional, a administração da empresa, recorreu à Seal Sistemas, que atua no mercado brasileiro de computação móvel e captura automática de dados, para implementar a tecnologia de etiquetas eletrônicas, que possuem um display 100% digital. “As etiquetas eletrônicas funcionaram muito bem no nosso negócio pela facilidade de se precificar os produtos e por toda a agilidade e precisão com que a atualização dos preços nas gôndolas passou a ser feita. Tudo em tempo real e com um envolvimento mínimo de mão de obra”, afirma Bruno Oliveira, gerente de TI da Casa das Correias. “A solução ainda dá um visual mais moderno para a loja e ajuda a ampliar a visibilidade sobre cada produto”, completa.
De acordo com Oliveira, o projeto foi iniciado, em março, na loja matriz na entrada da Zona Franca de Manaus, com a instalação de três mil etiquetas eletrônicas, 20% do total calculado para cobrir toda a unidade. Também foi implementada uma infraestrutura com quatro antenas de radiofrequência - cada uma delas com cobertura de 1.000m² - além da programação dos dados exibidos nas etiquetas.
O gerente conta que, logo no primeiro dia, 500 etiquetas eletrônicas foram inseridas em um corredor exclusivo de um importante parceiro da Casa das Correias, que fornece um produto eletrônico de alto valor agregado. “A maior visibilidade que a tecnologia proporcionou sobre esses itens abriu uma nova frente de negociação com o fornecedor pelo pagamento de uma bonificação mais alta, o que representa outra importante vantagem dessa solução para o varejista”, destaca.
Oliveira comenta que a diferença feita pelas etiquetas eletrônicas não demorou para ser percebida pela administração da loja. Além da atualização de preços em tempo real, a tecnologia também permitiu transmitir ao consumidor, direto da gôndola, uma gama mais completa de informações. Segundo ele, é possível, por exemplo, alterar os dados, o layout e a cor que aparece na tela da etiqueta - feita com um material chamado “e-paper”, de acordo com descontos e promoções pontuais. Outros dados, como mais detalhes do produto e QR Codes, também podem ser exibidos no display.
Outra vantagem, na avaliação da empresa, é que a tecnologia permite economizar o tempo e a dedicação da equipe. O gerente revela que, se antes o processo de atualização dos preços consumia, pelo menos, seis horas a cada vez que precisava ser feito, hoje esse período foi reduzido para até quatro horas. Além disso, um quarto dos funcionários antes designados para substituir os preços nas gôndolas trocaram esse item da sua lista de tarefas por outras atividades importantes, como reposição de estoque e inventário. “Futuramente, com a instalação das etiquetas eletrônicas em toda a matriz, não haverá necessidade de mobilizar mão de obra para alterar a precificação, que passará a ser 100% automática, por meio de um software e ao sinal do comando de um único colaborador”, antecipa Oliveira.
O executivo revela que a substituição das nove mil etiquetas de papel restantes na matriz da Casa das Correias está prevista para ser concluída em breve. Também faz parte dos planos instalar as etiquetas eletrônicas nas outras duas unidades da Rede na capital amazonense. “Manaus é um dos principais polos brasileiros para a implementação de etiquetas eletrônicas, sendo hoje uma importante referência para demonstrar todo o potencial dessa solução na cadeia varejista do País”, afirma Wagner Bernardes, CEO da Seal.

Foto: Divulgação

 

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