Celebração do sucesso e valorização das estratégias de marketing no setor de matcon
Texto: Redação Revista Anamaco
Em noite de reconhecimento e celebração, foi realizada, em 29 de julho, em São Paulo (SP), a premiação da 2ª edição do Prêmio Marketing Strategy Matcon 2025. A iniciativa, da Fundação Brasileira de Marketing (FBM), visa valorizar as estratégias de marketing mais relevantes e inovadoras das empresas de material de construção. A cerimônia reuniu representantes de diversos segmentos que, além de homenagear os vencedores, puderam reforçar relacionamento com clientes e parceiros. De acordo com Claudio Conz, presidente executivo da FBM, o prêmio é uma forma de incentivar as boas causas em um setor que contribui para o desenvolvimento do País.
A novidade, este ano, foi a ampliação dos segmentos: além das indústrias, o varejo, o atacado e as empresas de serviços que atuam no setor puderam participar. Ao todo, foram 62 cases inscritos e validados pela FBM, dos quais 47 foram aprovados por um júri independente, composto por profissionais do mercado sem qualquer relação com os concorrentes.
Foram contemplados oito cases oriundos do comércio e serviços e 39 da indústria. São 43 empresas diferentes, das quais três se destacaram com mais de um case aprovado. Os cases vencedores foram distribuídos nas categorias: Marketing & Comercial (24); Lançamento de Produtos - (08); Marketing Digital - (05); Educacional - (04); ESG - (04); Endomarketing - (01), e Logística - (01).
Os projetos das indústrias foram avaliados pelos 180 maiores revendedores de material de construção nacionais e os cases das lojas foram analisados pelos 50 maiores fabricantes do setor. “Trata-se de um compartilhamento de informações extraordinário. Levamos ideias testadas que podem ser aproveitadas por muita gente”, destacou Conz.
Em um formato diferenciado, a apresentação do evento ficou a cargo de Claudio Conz, acompanhado por Beth Bridi, diretora de Redação da Revista Anamaco/Grau 10 Editora e vice-presidente de Comunicação da FBM, e Iza Valadão, vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Construção da entidade, que trouxeram breves comentários sobre os cases vencedores para a plateia.
Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes representantes do setor e das empresas ganhadoras. O presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) - entidade mantenedora da FBM -, Miguel Ignatios, também presente, ressaltou: “Esta é uma noite de celebração do sucesso. Nosso País precisa celebrar o sucesso. O Brasil é grande, vai progredir e vencer. A ADVB e a Fundação Brasileira de Marketing são instrumentos dessa vitória que hoje está aqui, consignado por todos vocês“.
Foi homenageada, ainda, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela criação da Carteirinha de Eletricista de baixa tensão. A iniciativa tem como base o “Programa Choque Elétrico Mata”, que visa capacitar e aprimorar esses profissionais para melhor aplicação correta da ABNT-NBR-5410 quando na prestação de serviços de instalações elétricas. Para ter direito à carteira digital, o eletricista deve concluir o curso “Capacitação e aprimoramento para Instalações Elétricas Residenciais - ABNT NBR 5410”. O programa não visa formar eletricistas, mas reconhecer aqueles que já atuam na profissão por meio de avaliação após concluir o curso on-line.
Mario Willlian Esper, presidente da ABNT, recebeu o troféu da entidade. "Esse é um projeto interessante que está fazendo escola. A ABNT tem 10 mil normas, inclusive internacionais, e não é só uma entidade de normalização, mas também de atuação social", disse.
Abílio Alves Netto, CEO da Carajás, subiu ao palco e falou em nome dos lojistas, que inscreveram seus cases. Há 35 anos atuando no setor, o executivo ressaltou a credibilidade conquistada no mercado e a capacidade do brasileiro de entender as diferentes realidades e dificuldades do País. O CEO salientou que, em um evento como o Prêmio Marketing Strategy, as pessoas comparecem por adesão. "Isso chama-se credibilidade. Que venham outros e outros e outros", pontuou.
Em seguida, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Paulo Engler, reforçou o bom momento do setor, em especial, da construção civil. "Apesar dos percalços internacionais, o setor está indo muito bem neste ano e o setor da construção civil está forte e robusta", destacou.
Marcaram presença, ainda, Antônio José de Freitas Mello, sócio-fundador da Normatel Home Center, que também foi uma das premiadas da noite; Hiroshi Shimuta, presidente da Nicom Materiais de Construção; e Marcos Atchabahian, diretor da Village Home Center, que fizeram breves discursos em que parabenizaram a todos, destacando a importância das boas iniciativas, do trabalho em equipe e do reconhecimento das diferentes iniciativas.
Empresas explicam seus cases vencedores
Alguns dos ganhadores explicam seus cases de sucesso. Guilherme Gomes, gerente de Marketing e Trade Marketing da Atlas, frisa que o projeto Sucessores é um evento grandioso e um instrumento de educação, que ajuda a perpetuar os negócios dos clientes dos segmentos de material de construção. “Temos um carinho grande por este projeto e inscrevê-lo foi uma ideia de nossa diretoria e, graças a Deus, fomos contemplados. Neste ano, houve a terceira edição e é um evento que o próprio mercado nos ordena fazer e executamos de forma brilhante, foi um evento excepcional. Para 2026, o evento está programado para setembro, no Panamá. Será um Summit, que vai contemplar também os sucessores das empresas de material de construção que conosco estiveram nas edições anteriores”, conta Gomes.
Para Sergio Vaz Filho, diretor Comercial da Casa Mimosa, a ousadia e a vontade de fazer diferente foram determinantes para a conquista deste prêmio. “Participamos com o case da Casa Mimosa Conceito, loja com dois anos, na qual pudemos explorar várias novidades e diferentes tecnologias. Pudemos nos desafiar e fazer algo diferente do mercado. Sempre nos motivamos a fazer algo diferente e melhor para nosso cliente, essa vontade nos levou a explorar novos conceitos e a ousar”, pontua.
Vinícius Castro, diretor de Desenvolvimento de Negócios com Clientes da Tigre, explica que o varejo é um canal de vendas fundamental para o negócio da empresa que busca, o tempo todo, alternativas que contribuam para que o desenvolvimento de iniciativas que apoiam o desafio do varejo para ter a melhor experiência de atendimento. “Fazer negócio em um setor competitivo como o da construção civil nos desafia o tempo todo. A determinação é um time engajado, conectado com o cliente e entendendo como podemos dar as melhores respostas para que os negócios de fato aconteçam. É no revendedor que o jogo acontece e essa é nossa motivação, fato determinantes para gerar resultado para a Tigre e para os revendedores”, avalia.
Carla Cunha, diretora de Marketing e Vendas da Viapol, lembra que a empresa passa por um momento de inovação. Segundo ela, o case de rebranding da marca foi muito importante para o que a companhia está vivendo. “Isso nos motivou a contar esse processo, compartilhar com os profissionais esse case, com uma posição mais inovadora e mais voltada ao consumidor final. Nossa expectativa é que todo trabalho que tenha por trás de uma marca e de um reposicionamento seja conhecido pelo mercado. Hoje, esse case é materializado por meio de nosso posicionamento, pela comunicação visual, mas estar numa premiação como esta traz uma importância e uma relevância para o trabalho da equipe envolvida e vem a consolidar um ano de trabalho e desse projeto que está só no começo”, salienta.
Os cases vencedores estão apresentados no suplemento especial da Revista Anamaco – disponível no link https://bit.ly/MKT-Strategy-Matcon-2025 - com um resumo executivo de cada projeto e o perfil das empresas vencedoras. A versão impressa foi distribuída durante o evento.
CLIQUE AQUI E VEJA MAIS IMAGENS DA NOITE DE PREMIAÇÃO
CONHEÇA AS EMPRESAS PREMIADAS EM CADA CATEGORIA AVALIADA NO PRÊMIO MARKETING STRATEGY MATCON 2025
CATEGORIA: EDUCACIONAL
Atlas - Projeto Sucessores Atlas
Cobrecom - Podcast Resenha Elétrica
Infibra - Capacitação Prática com os Cursos Infibra
Pormade - Pormade nas Universidades – Transformando Teoria em Obras #Dentrodaobra
CATEGORIA: ENDOMARKETING
Censi - Academia de Alta Performance (AAP) e os quatro Pilares da Cultura Censi (I - Família; II - Inovação, Qualidade, Expansão e Dinamismo; III - Precisão para Perfeição; IV - Mérito no Crescimento)
CATEGORIA: LOGÍSTICA
Lorenzetti - Lean na Logística de Movimentação e Armazenagem
CATEGORIA: MARKETING E COMERCIAL
Tigre - Clube dos Feras - Programa de Relacionamento com o Profissional de Obra
Infibra - A Jornada do Rebranding da Infibra
CenterMega Rebranding - Logo Center Mega
Iquine - Iquine IClub – Plataforma de Relacionamento e Capacitação
Viapol - Viapol: Rebranding e Nova Identidade Visual - Transformando Sonhos em Realidade
Margirius - Programa de Capacitação e Desenvolvimento Profissional
Ledvance Podled - O Podcast da Ledvance
Soprano - Com Soprano você pode Mais
Grupo LLE - Paleta da Sorte - A Maior Campanha do Ano!
Quartzolit - Pedreiro Top Brasil Quartzolit
Casa Mimosa - Ponto de venda inovador: experiência de compra alinhado à tecnologia
Cofema - Fornecedor Cofema +360
Pluzie - Pluzie Conecta - Transformando Relacionamento Digital em Vendas
Carmelo Fior - Reconhecimento a quem mantém a Carmelo Fior em movimento!
Normatel - Aniversário Normatel 2024
Enerbras - Campanha Enerbras “Dá um banho, dá um show”
Votorantim - É Bom Demais - Votorantim Cimentos
Amanco Wavin - Campanha de Marca “Amanco Wavin Faz Acontecer”
Docol - Viva Docol: transformando relacionamento em resultados exponenciais
TheLed - Retail Media In-Store: A Revolução Digital no Varejo Físico da Leroy Merlin com a THE LED
Perflex - Totens de Auto-Atendimento para Exposição de Metais Sanitários
Carajás Home Center - Black Friday Carajás 2024
Pado - Linha Ourives - Fechadura Mecânic
EspaçoSmart - A primeira e única Loja de Casas do Brasil
Norton - Embaixadores Norton
CATEGORIA: LANÇAMENTO DE PRODUTO
AnjoTintas - Linha Amazônia: Produtos de Alta Durabilidade para Madeiras
Astra - Assento Almofadado 3 em 1
Pado - FDE-800 VISION - Linha Digital Locking
Sil Fios e Cabos - AtoxSil Eco – O primeiro cabo elétrico ecológico produzido por uma empresa 100% brasileira
Hydronorth - HydroFilm - Impermeabilizante para Paredes
Fortlev - O Marketing Inteligente por Trás do Sucesso da Fortlev no Mercado de Saneamento
Sicmol - Exposição Acessibilidade e Segurança
Censi - Ferramenta Multiuso da Censi
CATEGORIA: ESG
Universo Tintas - Universo Azul - Água e Natureza
Coral - Transforma Fachadas
Soletrol - Revestimento Ecológico tipo bricks da marca WallBricks
Redemac - Transformando o Jogo Redemac
CATEGORIA: MARKETING DIGITAL
Censi - Reposicionamento Digital da Marca Censi
Cozimax - Influencers e PDV: Reforçando a qualidade dos produtos de aço com estratégia direta e prova social
Elgin - Gotta Go Fast
Placo - Reality Show Mestre do Drywall Placo
Fotos: Alan Morici/Grau 10 Editora e Divulgação/FBM