Marketing Strategy

Celebração do sucesso e valorização das estratégias de marketing no setor de matcon

Texto: Redação Revista Anamaco

Em noite de reconhecimento e celebração, foi realizada, em 29 de julho, em São Paulo (SP), a premiação da 2ª edição do Prêmio Marketing Strategy Matcon 2025. A iniciativa, da Fundação Brasileira de Marketing (FBM), visa valorizar as estratégias de marketing mais relevantes e inovadoras das empresas de material de construção. A cerimônia reuniu representantes de diversos segmentos que, além de homenagear os vencedores, puderam reforçar relacionamento com clientes e parceiros. De acordo com Claudio Conz, presidente executivo da FBM, o prêmio é uma forma de incentivar as boas causas em um setor que contribui para o desenvolvimento do País.
A novidade, este ano, foi a ampliação dos segmentos: além das indústrias, o varejo, o atacado e as empresas de serviços que atuam no setor puderam participar. Ao todo, foram 62 cases inscritos e validados pela FBM, dos quais 47 foram aprovados por um júri independente, composto por profissionais do mercado sem qualquer relação com os concorrentes.
Foram contemplados oito cases oriundos do comércio e serviços e 39 da indústria. São 43 empresas diferentes, das quais três se destacaram com mais de um case aprovado. Os cases vencedores foram distribuídos nas categorias: Marketing & Comercial (24); Lançamento de Produtos - (08); Marketing Digital - (05); Educacional - (04); ESG - (04); Endomarketing - (01), e Logística - (01). 
Os projetos das indústrias foram avaliados pelos 180 maiores revendedores de material de construção nacionais e os cases das lojas foram analisados pelos 50 maiores fabricantes do setor. “Trata-se de um compartilhamento de informações extraordinário. Levamos ideias testadas que podem ser aproveitadas por muita gente”, destacou Conz.



Em um formato diferenciado, a apresentação do evento ficou a cargo de Claudio Conz, acompanhado por Beth Bridi, diretora de Redação da Revista Anamaco/Grau 10 Editora e vice-presidente de Comunicação da FBM, e Iza Valadão, vice-presidente de Meio Ambiente e Sustentabilidade na Construção da entidade, que trouxeram breves comentários sobre os cases vencedores para a plateia.
Durante a cerimônia de entrega, estiveram presentes representantes do setor e das empresas ganhadoras. O presidente da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil (ADVB) - entidade mantenedora da FBM -, Miguel Ignatios, também presente, ressaltou: “Esta é uma noite de celebração do sucesso. Nosso País precisa celebrar o sucesso. O Brasil é grande, vai progredir e vencer. A ADVB e a Fundação Brasileira de Marketing são instrumentos dessa vitória que hoje está aqui, consignado por todos vocês“.

Foi homenageada, ainda, a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), pela criação da Carteirinha de Eletricista de baixa tensão. A iniciativa tem como base o “Programa Choque Elétrico Mata”, que visa capacitar e aprimorar esses profissionais para melhor aplicação correta da ABNT-NBR-5410 quando na prestação de serviços de instalações elétricas. Para ter direito à carteira digital, o eletricista deve concluir o curso Capacitação e aprimoramento para Instalações Elétricas Residenciais  - ABNT NBR 5410”. O programa não visa formar eletricistas, mas reconhecer aqueles que já atuam na profissão por meio de avaliação após concluir o curso on-line. 
Mario Willlian Esper, presidente da ABNT, recebeu o troféu da entidade. "Esse é um projeto interessante que está fazendo escola. A ABNT tem 10 mil normas, inclusive internacionais, e não é só uma entidade de normalização, mas também de atuação social", disse.
Abílio Alves Netto, CEO da Carajás, subiu ao palco e falou em nome dos lojistas, que inscreveram seus cases. Há 35 anos atuando no setor, o executivo ressaltou a credibilidade conquistada no mercado e a capacidade do brasileiro de entender as diferentes realidades e dificuldades do País. O CEO salientou que, em um evento como o Prêmio Marketing Strategy, as pessoas comparecem por adesão. "Isso chama-se credibilidade. Que venham outros e outros e outros", pontuou. 
Em seguida, o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção (Abramat), Paulo Engler, reforçou o bom momento do setor, em especial, da construção civil. "Apesar dos percalços internacionais, o setor está indo muito bem neste ano e o setor da construção civil está forte e robusta", destacou.
Marcaram presença, ainda, Antônio José de Freitas Mello, sócio-fundador da Normatel Home Center, que também foi uma das premiadas da noite; Hiroshi Shimuta, presidente da Nicom Materiais de Construção; e Marcos Atchabahian, diretor da Village Home Center, que fizeram breves discursos em que parabenizaram a todos, destacando a importância das boas iniciativas, do trabalho em equipe e do reconhecimento das diferentes iniciativas.

Empresas explicam seus cases vencedores

Alguns dos ganhadores explicam seus cases de sucesso. Guilherme Gomes, gerente de Marketing e Trade Marketing da Atlas, frisa que o projeto Sucessores é um evento grandioso e um instrumento de educação, que ajuda a perpetuar os negócios dos clientes dos segmentos de material de construção. “Temos um carinho grande por este projeto e inscrevê-lo foi uma ideia de nossa diretoria e, graças a Deus, fomos contemplados. Neste ano, houve a terceira edição e é um evento que o próprio mercado nos ordena fazer e executamos de forma brilhante, foi um evento excepcional. Para 2026, o evento está programado para setembro, no Panamá. Será um Summit, que vai contemplar também os sucessores das empresas de material de construção que conosco estiveram nas edições anteriores”, conta Gomes.
Para Sergio Vaz Filho, diretor Comercial da Casa Mimosa, a ousadia e a vontade de fazer diferente foram determinantes para a conquista deste prêmio. “Participamos com o case da Casa Mimosa Conceito, loja com dois anos, na qual pudemos explorar várias novidades e diferentes tecnologias. Pudemos nos desafiar e fazer algo diferente do mercado. Sempre nos motivamos a fazer algo diferente e melhor para nosso cliente, essa vontade nos levou a explorar novos conceitos e a ousar”, pontua.
Vinícius Castro, diretor de Desenvolvimento de Negócios com Clientes da Tigre, explica que o  varejo é um canal de vendas fundamental para o negócio da empresa que busca, o tempo todo, alternativas que contribuam para que o desenvolvimento de iniciativas que apoiam o desafio do varejo para ter a melhor experiência de atendimento. “Fazer negócio em um setor competitivo como o da construção civil nos desafia o tempo todo. A determinação é um time engajado, conectado com o cliente e entendendo como podemos dar as melhores respostas para que os negócios de fato aconteçam. É no revendedor que o jogo acontece e essa é nossa motivação, fato determinantes para gerar resultado para a Tigre e para os revendedores”, avalia.
Carla Cunha, diretora de Marketing e Vendas da Viapol, lembra que a empresa passa por um momento de inovação. Segundo ela, o case de rebranding da marca foi muito importante para o que a companhia está vivendo. “Isso nos motivou a contar esse processo, compartilhar com os profissionais esse case, com uma posição mais inovadora e mais voltada ao consumidor final. Nossa expectativa é que todo trabalho que tenha por trás de uma marca e de um reposicionamento seja conhecido pelo mercado. Hoje, esse case é materializado por meio de nosso posicionamento, pela comunicação visual, mas estar numa premiação como esta traz uma importância e uma relevância para o trabalho da equipe envolvida e vem a consolidar um ano de trabalho e desse projeto que está só no começo”, salienta.
Os cases vencedores estão apresentados no suplemento especial da Revista Anamaco – disponível no link https://bit.ly/MKT-Strategy-Matcon-2025 - com um resumo executivo de cada projeto e o perfil das empresas vencedoras. A versão impressa foi distribuída durante o evento.









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CONHEÇA AS EMPRESAS PREMIADAS EM CADA CATEGORIA AVALIADA NO PRÊMIO MARKETING STRATEGY MATCON 2025

CATEGORIA: EDUCACIONAL

Atlas - Projeto Sucessores Atlas

Cobrecom - Podcast Resenha Elétrica

Infibra - Capacitação Prática com os Cursos Infibra

Pormade - Pormade nas Universidades – Transformando Teoria em Obras #Dentrodaobra

CATEGORIA: ENDOMARKETING

Censi - Academia de Alta Performance (AAP) e os quatro Pilares da Cultura Censi (I - Família; II - Inovação, Qualidade, Expansão e Dinamismo; III - Precisão para Perfeição; IV - Mérito no Crescimento)

CATEGORIA: LOGÍSTICA

Lorenzetti - Lean na Logística de Movimentação e Armazenagem

CATEGORIA: MARKETING E COMERCIAL

Tigre - Clube dos Feras - Programa de Relacionamento com o Profissional de Obra

Infibra - A Jornada do Rebranding da Infibra

CenterMega Rebranding - Logo Center Mega

Iquine - Iquine IClub – Plataforma de Relacionamento e Capacitação

Viapol - Viapol: Rebranding e Nova Identidade Visual - Transformando Sonhos em Realidade

Margirius - Programa de Capacitação e Desenvolvimento Profissional

Ledvance Podled - O Podcast da Ledvance

Soprano - Com Soprano você pode Mais

Grupo LLE - Paleta da Sorte - A Maior Campanha do Ano!

Quartzolit - Pedreiro Top Brasil Quartzolit

Casa Mimosa - Ponto de venda inovador: experiência de compra alinhado à tecnologia

Cofema - Fornecedor Cofema +360

Pluzie - Pluzie Conecta - Transformando Relacionamento Digital em Vendas

Carmelo Fior - Reconhecimento a quem mantém a Carmelo Fior em movimento!

Normatel - Aniversário Normatel 2024

Enerbras - Campanha Enerbras “Dá um banho, dá um show”

Votorantim - É Bom Demais - Votorantim Cimentos

Amanco Wavin - Campanha de Marca “Amanco Wavin Faz Acontecer”

Docol - Viva Docol: transformando relacionamento em resultados exponenciais

TheLed - Retail Media In-Store: A Revolução Digital no Varejo Físico da Leroy Merlin com a THE LED

Perflex - Totens de Auto-Atendimento para Exposição de Metais Sanitários

Carajás Home Center - Black Friday Carajás 2024

Pado - Linha Ourives - Fechadura Mecânic

EspaçoSmart - A primeira e única Loja de Casas do Brasil

Norton - Embaixadores Norton

CATEGORIA: LANÇAMENTO DE PRODUTO

AnjoTintas - Linha Amazônia: Produtos de Alta Durabilidade para Madeiras

Astra - Assento Almofadado 3 em 1

Pado - FDE-800 VISION - Linha Digital Locking

Sil Fios e Cabos - AtoxSil Eco – O primeiro cabo elétrico ecológico produzido por uma empresa 100% brasileira

Hydronorth - HydroFilm - Impermeabilizante para Paredes

Fortlev - O Marketing Inteligente por Trás do Sucesso da Fortlev no Mercado de Saneamento

Sicmol - Exposição Acessibilidade e Segurança

Censi - Ferramenta Multiuso da Censi

CATEGORIA: ESG

Universo Tintas - Universo Azul - Água e Natureza

Coral - Transforma Fachadas

Soletrol - Revestimento Ecológico tipo bricks da marca WallBricks

Redemac - Transformando o Jogo Redemac

CATEGORIA: MARKETING DIGITAL

Censi - Reposicionamento Digital da Marca Censi

Cozimax - Influencers e PDV: Reforçando a qualidade dos produtos de aço com estratégia direta e prova social

Elgin - Gotta Go Fast

Placo - Reality Show Mestre do Drywall Placo

 

Fotos: Alan Morici/Grau 10 Editora e Divulgação/FBM

Celebração do sucesso e valorização das estratégias de marketing no setor de matcon
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