Cidade de Mauá (SP) recebe o projeto nacional Muros na Mata Atlântica - Revista Anamaco

Responsabilidade social

Cidade de Mauá (SP) recebe o projeto nacional Muros na Mata Atlântica

Texto: Redação Revista Anamaco

Situada no ABC Paulista, Mauá é uma das dez cidades brasileiras a ser presenteada com um mural multicolorido, assinado pelo artista plástico Filiage, como parte do Projeto Muros na Mata Atlântica, concebido com a proposta de levar a exuberância da natureza para o espaço urbano das metrópoles.
Na cidade, o painel, de aproximadamente 30 m², começou a ser pintado em 29 de novembro, em duas paredes do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizado no Parque das Américas. A previsão é a de que a obra esteja concluída até a primeira semana de dezembro, dependendo das condições climáticas.
Viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo - Secretaria Especial da Cultura, o projeto tem o patrocínio da AkzoNobel, por meio da Coral e do Movimento Tudo de Cor, iniciativa sociocultural sustentável do Grupo para o fomento de ações voltadas a colorir e restaurar áreas urbanas.
A produção executiva do projeto é da Track Comunicação e Eventos, de Campinas (SP), com parceria da Secretaria de Cultura e Juventude da Prefeitura Municipal de Mauá. “O propósito do projeto é presentear as comunidades com murais que, além de valorizar e impactar o entorno das áreas onde serão pintados, celebram a biodiversidade, animal e vegetal e chamam a atenção para a urgência de preservação do que resta de Mata Atlântica”, afirma Filiage.
Elaine Poço, diretora de Pesquisa & Desenvolvimento e Sustentabilidade da AkzoNobel para a América do Sul, analisa que a iniciativa está totalmente alinhada ao Tudo de Cor que, ao longo de mais de 10 anos de história, já entregou mais de dois mil projetos, com 17 mil imóveis renovados, 5,5 mil pintores formados e 1,1 milhão de litros de tinta utilizados. “O apoio ao projeto está em consonância com o nosso compromisso com a sustentabilidade, com a valorização das manifestações artístico-culturais e com o incentivo de ações que buscam contribuir para a revitalização do espaço social e para impactar positivamente a vida das pessoas”, afirma.
O mural reproduzirá espécies da flora e da fauna do bioma Mata Atlântica. A escolha dos elementos tem a orientação da esposa do artista, que é bióloga.
O minucioso trabalho envolve a utilização de uma paleta de, aproximadamente, vinte cores, entre tons básicos e nuances, aplicadas com pincel, rolo e revólver pulverizador. Será utilizada na composição do painel tinta esmalte sintético à base de água, que protege superfícies externas ao mesmo tempo em que é mais amigável ao meio ambiente. O resultado da técnica empregada por Filiage confere relevo e realismo às imagens.
Mauá é a segunda cidade a receber o Projeto Muros na Mata Atlântica, que foi aberto em Campinas (SP) e será levado também à capital de São Paulo (dois murais), a São José do Rio Preto (SP), Curitiba (dois murais) e Foz do Iguaçu, no Paraná; Joinville e Florianópolis (dois murais), em Santa Catarina; e Gramado e Porto Alegre (dois murais), no Rio Grande do Sul.
Na cidades que receberão o projeto, estão previstos eventos, como palestra sobre a Mata Atlântica para estudantes, professores da rede pública de ensino e demais interessados no tema; e uma visita guiada ao mural com deficientes visuais, auditivos e cognitivos, auxiliados por monitores de entidades assistenciais, como incentivo a que pessoas com deficiência possam apreciar a arte por meio de outros sentidos. Essa atividade requer o agendamento prévio das instituições interessadas nas Secretarias de Cultura dos respectivos municípios.
Em Mauá, acontece no dia 03 de dezembro, das 9h30 às 10h30, uma palestra sobre a Mata Atlântica para alunos da E.E Hans Grudzinski, no Parque das Américas. Na mesma data, quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, será promovida a partir das 11 horas uma visita guiada para estudantes de educação especial, que poderão conhecer, com a ajuda de profissionais especializados, detalhes do painel e do Projeto Muros na Mata Atlântica de forma geral.

Foto: Divulgação

Cidade de Mauá (SP) recebe o projeto nacional Muros na Mata Atlântica
Compartilhe esse post:

Comentários