Com apoio da Coral, Projeto Transformando Fachadas celebra dois anos
Texto: Redação Revista Anamaco
O projeto Transformando Fachadas, idealizado pelo pintor influenciador Leandro Piovesan, em parceria com a Coral por meio do Movimento Tudo de Cor, acaba de completar dois anos e soma mais de 100 fachadas revitalizadas gratuitamente em diferentes regiões do País.
Nesse período, a iniciativa percorreu onze Estados - São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Sergipe, Ceará e Alagoas - além do Distrito Federal, levando cor, autoestima e alegria para moradores. “Só tenho a agradecer aos parceiros que têm colaborado com a ampliação dessa iniciativa e a realização desse sonho, em que todo mundo ganha com visibilidade, ação social e momentos de inspiração”, afirma Piovesan.
A ação nasceu do desejo de Piovesan de valorizar a sua profissão e transformar ruas e bairros com pintura de impacto. Filho de pintor, ele aprendeu o ofício ainda na infância e, ao lado da esposa, advogada e hoje também pintora Josy Piovesan, abriu sua própria empresa em 2012.
Poucos anos depois, lançou o EuSouPintor, blog e redes sociais dedicados a compartilhar conhecimento e a exaltar a categoria, que logo ganharam força com o público. Ele lembra que a repercussão abriu espaço para novos projetos, como a criação de um site que recebe inscrições de moradores interessados em ter suas casas escolhidas para a revitalização. Com a chegada de uma van personalizada em 2024 com investimento de parceiros, Piovesan e Josy passaram a rodar pelas estradas do Brasil, ampliando o alcance da iniciativa. “Mais do que fachadas renovadas, o projeto sensibiliza e inspira milhares de pessoas pelas histórias de transformação na vida dos beneficiados. Hoje, são mais de três milhões seguidores acompanhando as histórias dos moradores selecionados nas redes sociais e cerca de meio bilhão de visualizações dos vídeos desde o início do projeto”, comenta.
Alberto Lotz, gerente de Treinamentos Brasil para Tintas Decorativas da AkzoNobel, afirma que cada fachada transformada é, também, um símbolo do impacto que os pintores podem gerar em suas comunidades. “Esse projeto mostra o quanto a profissão vai além da técnica, conectando cor, emoção e histórias de vida. Para a Coral, apoiar iniciativas assim é motivo de muito orgulho, pois reforça nosso compromisso em reconhecer e valorizar os profissionais que são a alma do setor”, comenta Lotz.
Foto: Leandro Piovesan - Acervo Pessoal/Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 