Com apoio da Tintas Coral, Recife cria Rota do Galo Criativo em pontos turísticos - Revista Anamaco

Empresas

Com apoio da Tintas Coral, Recife cria Rota do Galo Criativo em pontos turísticos

Texto: Redação Revista Anamaco

Mal acabaram os festejos de momo e Recife (PE) já começou a contagem regressiva para o Carnaval 2025. O Programa Recentro, da Prefeitura da cidade, e o Galo da Madrugada realizaram a instalação do projeto “Rota do Galo Criativo”, na Praça Sergio Loreto, com a inauguração da primeira das 12 esculturas gigantes do Galo que foram grafitadas por 11 artistas locais antes do Carnaval deste ano. Com apoio da Tintas Coral, a iniciativa busca criar uma conexão entre arte, cultura, o Carnaval e a cidade.
As esculturas fazem alusão ao Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo, que celebra a cultura do Carnaval do Recife e tornou-se um símbolo da folia e efervescência da cidade. Essas esculturas serão distribuídas em locais estratégicos da cidade, muitos são pontos turísticos e corredores da folia e que possuem um papel significativo no Carnaval.
A exposição das obras de arte segue o exemplo do movimento cowparade, que é composto de esculturas de vacas e que foi criado, em 1998, pelo artista suiço Pascal Knapp, para provocar o riso. Em 2000, os direitos foram vendidos para o americano Jerry Elbaum, que fundou a Cow Parede Holding Inc. e levou a iniciativa a mais de 30 países. Estima-se que mais 500 milhões de pessoas já tenham visto uma das obras de esculturas de vaca, colocadas em espaços públicos. 
No Recife, os galos serão instalados numa rota de 3,5 km em locais do centro da cidade: Praça Sérgio Loreto; Casa do Carnaval - Pátio de São Pedro; Paço do Frevo - Praça do Arsenal; Marco Zero; Av. Rio Branco; Praça Joaquim Nabuco; Rua da Moeda; Praça do Diário; R. Nossa Senhora do Carmo; e Ponte Duarte Coelho. 
Ana Paula Vilaça, chefe do Recentro, explica que o Galo virou um ícone e memória da cidade. “A iniciativa faz a conexão permanente entre o Galo e locais históricos, turísticos ou importantes para a cidade, além disso valoriza a cultura, os artistas urbanos e o Carnaval, como presença permanente durante o ano todo”, pontua.  
Tamara Lacivita de Goes, gerente de Marketing Brasil da AkzoNobel, destaca que é gratificante reforçar o compromisso da marca de levar cor para a vida das pessoas, desta vez conectando o maior bloco de Carnaval do mundo com esculturas grafitadas por artistas locais. “Para essa iniciativa, disponibilizamos tinta esmalte base água para colorir e proteger as obras”, conta a executiva.
Outro ponto de destaque no desenvolvimento do projeto é a seleção dos artistas, que respeitou o critério de paridade de gênero e inclusão de pessoas trans. Os 11 artistas que participaram da grafitagem foram: Rafa Mattos, Leo Gospel, Shell, Lemos, Nomes, Magdala, Dani Acioly, Bubu, Inay, Zamb e Raunir.

Foto: Divulgação

Com apoio da Tintas Coral, Recife cria Rota do Galo Criativo em pontos turísticos
Compartilhe esse post:

Comentários