Comércio confiante em maio - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Comércio confiante em maio

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Comércio (ICOM), do Instituto Brasileiro de Economia da FGV (FGV Ibre), avançou 7,4 pontos em maio, ao passar de 85,9 para 93,3 pontos, maior nível desde outubro de 2021 (94,2 pontos). Em médias móveis trimestrais, o indicador subiu 2,1 pontos, o terceiro resultado positivo consecutivo.
No mês, a alta foi disseminada em todos os seis principais segmentos da pesquisa. O resultado positivo, segundo o estudo, foi influenciado tanto pela melhora do Índice de Situação Atual (ISA-COM) quanto do Índice de Expectativas (IE-COM). O ISA-COM subiu 8,2 pontos, terceiro resultado positivo consecutivo, chegando a 101,1 pontos, maior valor desde agosto de 2021 (105,0 pontos). Já o IE-COM avançou 6,1 pontos, atingindo 85,7 pontos.
O levantamento destaca que, apesar do resultado positivo do mês, o patamar da confiança do comércio ainda está abaixo do nível considerado neutro, especialmente por influência das expectativas que tiveram resultados negativos nos últimos meses.
Seguindo essa linha, o saldo de Emprego Previsto (composto pela proporção de empresários que planejam aumentar seu quadro de pessoal ocupado descontado dos que planejam reduzir) vem oscilando no patamar positivo, mas ainda próximo do nível neutro.

Foto: Adobe Stock

Comércio confiante em maio
Compartilhe esse post:

Comentários