Condor lamenta falecimento de Heinz Engel, acionista da empresa, aos 94 anos
Texto: Redação Revista Anamaco
A Condor S/A comunica o falecimento de Heinz Engel, acionista da empresa, aos 94 anos, ocorrido, em 06 de dezembro, em São Bento do Sul (SC). Neto mais velho de Augusto Emílio Klimmek, fundador da empresa, Engel iniciou sua relação com a companhia aos 19 anos. Formado em Engenharia Mecânica na Alemanha, retornou ao Brasil em 1966 para assumir a diretoria.
Liderou a empresa por três décadas, período em que impulsionou o desenvolvimento tecnológico, modernizou processos industriais e contribuiu para a expansão do portfólio e para a consolidação nacional e internacional da marca.
O executivo também foi protagonista na implantação das práticas de governança corporativa da Condor, tornando-se o primeiro presidente do Conselho de Administração e, mais tarde, idealizador do Conselho de Acionistas.
Paralelamente ao trabalho na empresa, teve uma atuação comunitária que deixou marcas. Participou de entidades como Associação Empresarial de São Bento do Sul (ACISBS), Sociedade Ginástica e Desportiva São Bento, Sociedade de Bombeiros Voluntários de São Bento do Sul e Igreja Evangélica Luterana. Incentivou o esporte amador e foi um dos principais responsáveis pela introdução e fortalecimento do punhobol na região. Em 2024, recebeu da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), a Ordem do Mérito Industrial, a mais alta honraria do setor empresarial catarinense.
Foto: Divulgação




|| Orgulhosamente desenvolvida por 