Confiança do comércio sobe em agosto - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Confiança do comércio sobe em agosto

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Comércio (ICOM), apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 2,2 pontos em agosto para 93,8 pontos, recuperando parte da queda de 2,6 pontos em julho. Em médias móveis trimestrais também houve alta de 2,2 pontos, quinto resultado positivo consecutivo nessa métrica.
A pesquisa indica que a alta do indicador foi disseminada em quatro dos seis principais segmentos do setor e influenciada totalmente pela melhora das expectativas. O Índice de Expectativas (IE-COM) subiu 7,6 pontos, para 93,2 pontos, maior nível desde outubro de 2022 (93,8 pontos), influenciado principalmente pela alta de 8,0 pontos do indicador que mede a Tendência dos Negócios para os próximos seis meses. Na contramão, o Índice de Situação Atual (ISA-COM) caiu 3,4 pontos para 94,6 pontos, com maior influência do indicador de Volume de Demanda Atual, que recuou 4,3 pontos.
De acordo com a entidade, nos últimos dois meses, o ISA-COM vem dando sinais de desaceleração da trajetória positiva iniciada em fevereiro. Nesse mesmo sentido, na média móvel encerrada em agosto, 30,7% das empresas afirmavam que a demanda insuficiente era um limitativo à expansão dos negócios.

Foto: Adobe Stock

Confiança do comércio sobe em agosto
Compartilhe esse post:

Comentários