Confiança do consumidor brasileiro aumenta em várias regiões do País - Revista Anamaco

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Confiança do consumidor brasileiro aumenta em várias regiões do País

Texto: Redaçao Revista Anamaco

O Índice Nacional de Confiança (INC), elaborado para a Associação Comercial de São Paulo pelo Instituto PiniOn, registrou 108 pontos neste mês de janeiro, o que representa um crescimento de 0,9%, em relação a dezembro. Na comparação com janeiro de 2022, o INC registra um aumento de 22,7%. 
De acordo com o estudo, a confiança do consumidor segue a tendência crescente iniciada em maio de 2021, avançando no campo otimista (acima de 100 pontos). A sondagem foi realizada com 1.700 famílias em todo o território nacional.
A pesquisa mostra que houve aumento da confiança nas Regiões Nordeste, Sudeste e Norte. O Nordeste apresentando estabilidade e as regiões Sudeste e Norte com crescimento no campo otimista.  Já no Centro-Oeste, o INC diminuiu, enquanto no Sul, a pesquisa mostrou estabilidade. Na abertura por classes socioeconômicas notou-se elevação generalizada da confiança, com aumento para as classes C e DE e estabilidade nas classes AB.
Na análise de Ulisses Ruiz de Gamboa, economista do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da ACSP, a percepção negativa das famílias em relação à sua situação financeira atual continua diminuindo em relação ao mês anterior, com estabilidade na segurança com o emprego. “As expectativas positivas sobre a situação financeira das famílias e as evoluções do País e da região de moradia seguiram exibindo aumentos mais intensos do que os observados em dezembro”, pontua.
O economista lembra, ainda, que existe um interesse maior do consumidor por itens mais caros. “A melhora da percepção sobre a situação atual e o otimismo cada vez mais elevado em relação ao futuro, resultaram em um número maior de entrevistados interessados em comprar itens de maior valor, como carro e casa, e bens duráveis como geladeira e fogão, além de maior disposição para investir”, completa.

Foto: Adobe Stock

 

 

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