Confiança do consumidor cai em abril e inadimplência atinge 21,6% das famílias - Revista Anamaco

Economia

Confiança do consumidor cai em abril e inadimplência atinge 21,6% das famílias

Texto: Redação Revista Anamaco

Diante da quarentena implementada na cidade de São Paulo, em razão da pandemia do coronavírus (Covid-19), o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela FecomercioSP, recuou 10,1% em abril, o que significa o segundo mês seguido de desaceleração, passando de 124,6 pontos em março para os atuais 112 pontos. O Índice de Consumo das Famílias (ICF) também sofreu baixa de 7% após estabilidade em março, recuando para 98,8 pontos em abril ante os 106,2 pontos de março.
De acordo com a entidade, houve piora na percepção das condições econômicas atuais em razão da crise mundial provocada pela pandemia. Além disso, 63,7% das famílias da capital paulista permanecem endividadas em abril; sendo que 21,6% estão inadimplentes, ou seja, são 852.538 lares com contas em atraso.
Apesar disso, os economistas da entidade acreditam que esses números não devam subir tanto nos próximos meses, pois há controle de crédito por parte das instituições financeiras, que já passaram a restringir financiamentos, por conta da crise. Por outro lado, 87,5% dos consumidores também sinalizaram que não pretendem contrair empréstimos nos próximos três meses.
A Federação lembra que é importante o empresário renegociar dívidas, revisar e pedir desconto tanto aos fornecedores quanto no pagamento dos aluguéis. Além disso, deve fazer promoções para não ficar com estoques elevados. 

Foto: Adobe Stock

 

 

 

 

Confiança do consumidor cai em abril e inadimplência atinge 21,6% das famílias
Compartilhe esse post:

Comentários