Confiança do consumidor em queda - Revista Anamaco

Consumidores insatisfeitos

Confiança do consumidor em queda

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), divulgado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), recuou 6,5 pontos em setembro, para 75,3 pontos, menor patamar desde abril de 2021 (72,1 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice caiu 1,9 ponto, para 79,8 pontos.
No mês, houve piora tanto na percepção dos consumidores sobre as expectativas em relação aos próximos meses e quanto em relação à situação atual. O Índice de Situação Atual (ISA) cedeu 1,0 ponto no mês, para 68,8 pontos, menor nível desde maio passado (68,7), enquanto o Índice de Expectativas (IE) retraiu 9,8 pontos, para 81,1 pontos, menor nível desde abril de 2021 (79,2 pontos).
De acordo com o estudo, entre os quesitos que avaliam o grau de satisfação com a situação atual, o indicador que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral apresentou queda de 2,7 pontos em setembro, atingindo 74,5 pontos. Já o índice que mede as avaliações sobre as finanças pessoais manteve-se relativamente estável ao variar 0,6 ponto, para 63,6 pontos.
A pesquisa indica que, com relação às expectativas, o quesito que mais influenciou a queda do ICC foi o que apura as perspectivas em relação à situação da economia. O indicador despencou 14,3 pontos, para 97,5 pontos, o menor patamar desde março (92,1 pontos). Enquanto o indicador que revela às perspectivas sobre a situação financeira das famílias nos próximos meses caiu 12,8 pontos, para 79,7 pontos, menor valor desde maio de 2020 (71,6 pontos).
O pessimismo do consumidor atua como efeito redutor das intenções de compras de bens duráveis, cujo indicador caiu 1,3 ponto para 68,4 pontos, interrompendo seis meses de recuperação lenta no indicador.

Foto: Adobe Stock

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