Confiança do consumidor em setembro tem discreta tendência ascendente - Revista Anamaco

Economia

Confiança do consumidor em setembro tem discreta tendência ascendente

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) da Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 0,5 ponto em setembro, para 89,7 pontos, o maior nível desde março (91,0 pontos). O resultado do mês é tímido, mas sucede uma alta de 1,1 ponto no mês anterior, produzindo uma discreta tendência ascendente no terceiro trimestre.
Em setembro, a satisfação em relação ao momento atual piorou enquanto as expectativas em relação aos próximos meses melhoraram, ao contrário do que aconteceu nos dois meses anteriores. O Índice de Situação Atual (ISA) recuou 1,3 ponto, para 77,4 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,5 ponto, para 98,7 pontos, mantendo-se em patamar abaixo do nível neutro de 100 pontos pelo sexto mês consecutivo.
Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a intenção de compras de bens duráveis foi o que mais contribuiu para a alta após avançar 9,0 pontos, para 81,2 pontos, revertendo a maior parte da queda de 10,9 pontos registrada em agosto.
Em sentido oposto, os indicadores que medem o otimismo do consumidor em relação à economia e à situação financeira familiar recuaram 2,2 pontos e 2,6 pontos, para 115,8 pontos e 99,4 pontos, respectivamente.
Nas avaliações dos consumidores sobre a situação atual, o indicador que mede o grau de satisfação com a economia recuou 0,5 ponto, para 82,3 pontos, após três altas consecutivas, enquanto o indicador que mede a satisfação com a situação financeira familiar caiu 1,8 ponto, para 73,1 pontos, após acumular alta de 7,5 pontos entre junho e agosto desse ano.

 

Foto: Adobe Stock

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