Confiança do consumidor sobe e alcança o maior valor desde novembro de 2020   - Revista Anamaco

Consumidores confiantes

Confiança do consumidor sobe e alcança o maior valor desde novembro de 2020  

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) subiu 4,7 pontos em junho, alcançando 80,9 pontos, o maior valor desde novembro de 2020 (81,7 pontos). Em médias móveis trimestrais, o índice subiu 4,2 pontos após seis meses consecutivos de queda.
No mês, segundo o estudo, houve melhora tanto da percepção dos consumidores sobre o momento atual quanto das expectativas em relação aos próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 2,9 pontos, para 71,6 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cresceu 5,9 pontos, para 88,3 pontos, ambos atingem o maior patamar desde novembro do ano passado, mas ainda baixo em termos históricos.
Entre os quesitos que medem o grau de satisfação com a situação atual, o indicador que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral aumentou 2,8 pontos, passando para 76,7 pontos, maior valor desde março de 2020 (82,1). O indicador que mede a satisfação sobre as finanças pessoais subiu 2,9 pontos, para 67 pontos, retornando ao maior patamar novembro de 2020.
A pesquisa indica que com relação às expectativas, o indicador que mede o ímpeto de compras para próximos meses foi o que mais contribuiu para o aumento da confiança em junho ao subir 11,1 pontos, para 64,6 pontos, maior nível desde novembro de 2020 (69,5 pontos). No entanto, o indicador ainda se encontra em patamar consideravelmente baixo quando comparado aos níveis pré-pandemia de Covid-19. Entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020, o valor médio do indicador para compras previstas de duráveis foi de 82,7 pontos.
O indicador que mensura as perspectivas em relação à situação da economia, por sua vez, alcançou o maior valor desde fevereiro de 2020 (116,9) ao subir 3,5 pontos, para 113,1 pontos. Com respeito às perspectivas para a situação financeira das famílias nos próximos meses o indicador aumentou 2,4 pontos, para 88,8 pontos.

Foto: Adobe Stock

Confiança do consumidor sobe e alcança o maior valor desde novembro de 2020   
Compartilhe esse post:

Comentários