Confiança do consumidor sobe em maio e atinge 76,2 pontos - Revista Anamaco

Economia

Confiança do consumidor sobe em maio e atinge 76,2 pontos

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), subiu 3,7 pontos em maio, atingindo 76,2 pontos. Com isso, os resultados de abril e maio recuperam 81% da queda sofrida no mês de março. Em médias móveis trimestrais, o índice continua em tendência negativa ao cair 0,6 ponto.
No mês, tanto a percepção dos consumidores sobre o momento atual quanto as expectativas para os próximos meses tornaram-se menos pessimistas. O Índice de Situação Atual (ISA) subiu 4,2 pontos, para 68,7 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) cresceu 3,2 pontos, para 82,4 pontos.
De acordo com o estudo, entre os quesitos que medem o grau de satisfação com a situação atual, o indicador que mede a percepção dos consumidores em relação à situação econômica geral aumentou 2,3 pontos em maio, para 73,9 pontos, retornando a patamar próximo ao de fevereiro. O indicador que mede a satisfação sobre as finanças pessoais subiu 5,9 pontos, para 64,1 pontos, retornando ao nível de janeiro de 2021.
A pesquisa aponta, ainda, que o indicador que mede as perspectivas para a economia nos próximos meses foi o que mais contribuiu para o aumento da confiança em maio ao subir 8,9 pontos, para 109,6 pontos, sendo esse o maior valor desde outubro de 2020 (110,6 pontos). As perspectivas em relação à situação financeira das famílias nos próximos meses permaneceram estáveis, com o indicador acomodando em 86,4 pontos. O indicador que mede o ímpeto para compras acomodou ao variar 0,4 ponto, para 53,5 pontos, patamar extremamente baixo quando comparado aos níveis pré-pandemia de Covid-19. Entre janeiro de 2018 e fevereiro de 2020, o valor médio do indicador para comprar previstas de duráveis foi de 82,7 pontos.

Foto: Adobe Stock

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