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Confiança do paulistano registra queda

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), apurado mensalmente pela Federação do Comércio do Estado de São Paulo (Fecomercio), apresentou queda em novembro, com variação negativa de -4,5% em relação a outubro, atingindo 132,6 pontos. No contraponto ao mesmo período de 2007, o índice apresentou baixa de 3% (136,7 pontos). O ICC varia de zero a 200 pontos, indicando pessimismo abaixo de 100 pontos e otimismo acima desse patamar, e é composto por dois indicadores: o Índice das Condições Econômicas Atuais (ICEA) e o Índice das Expectativas do Consumidor (IEC). No mês analisado, o ICEA - que registra como o entrevistado percebe a sua situação atual - apresentou baixa de 5,3% em relação a outubro (130,2 pontos). Já a percepção em relação ao futuro, contemplada pelo IEC teve queda de 4% em relação a outubro e atingiu 134,2 pontos. De acordo com a Fecomercio, o resultado do indicador em novembro, embora tenha apresentado um arrefecimento em relação a outubro, ainda encontra-se em um patamar de otimismo. Entretanto, existem evidências que essa queda já é uma tendência de retrações futuras em face aos desdobramentos do cenário internacional, notadamente do reflexo que a crise americana possa ter sobre o setor real de atividade econômica. Na visão da entidade, o otimismo do consumidor para os próximos meses dependerá desses reflexos na vida dos consumidores e da real dimensão dessa turbulência nos mercados, aspecto ainda não muito definido. O ICC é apurado mensalmente pela Fecomercio e a amostra envolve cerca de 2.100 consumidores no município de São Paulo.
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