Confiança dos consumidores acomoda - Revista Anamaco

Economia

Confiança dos consumidores acomoda

Texto: Redação Revista Anamaco

Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE), cedeu 0,2 ponto em abril, para 86,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice avançou 0,3 ponto após quatro meses de queda, mantendo-se em 86,1 pontos.
No mês, de acordo com o estudo, a acomodação da confiança foi influenciada pela estabilidade das avaliações sobre a situação atual e ligeira piora das perspectivas para os próximos meses. O Índice de Situação Atual (ISA) variou 0,1 ponto, para 72,1 pontos, o melhor resultado desde outubro de 2022 (74,5 pontos), enquanto o Índice de Expectativas (IE) cedeu 0,4 ponto, para 97,6 pontos.
A pesquisa indica, ainda, que a intenção de compras de bens duráveis foi o quesito que mais influenciou na queda do ICC. O indicador retraiu 4,3 pontos para 80,5 pontos, perdendo 55% dos ganhos obtidos no mês anterior, principalmente nas faixas de renda mais baixas. O indicador que mede as perspectivas sobre a situação da economia recuou 0,4 ponto, para 112,4 pontos.
No sentido contrário, o indicador que mede as perspectivas sobre a situação financeira da família teve alta de 3,5 pontos para 100,1 pontos, maior resultado desde dezembro de 2022 (105,0 pontos). 
Nas avaliações sobre o momento, a percepção dos consumidores sobre a situação financeira das famílias cedeu 0,5 ponto, para 63,6 pontos, voltando ao patamar observado em dezembro de 2022. Em contrapartida, a avaliação sobre a situação econômica atual avançou 0,7 ponto, para 81,1 pontos, maior resultado desde novembro de 2022. 

Foto: Adobe Stock

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