Confiança dos consumidores recua - Revista Anamaco

Confiança recua

Confiança dos consumidores recua

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) caiu 3,1 pontos em março, para 74,8 pontos. Em médias móveis trimestrais, o índice variou 0,2 ponto, para 75,6 pontos.
De acordo com a pesquisa, no mês, a queda do indicador foi influenciada tanto pela piora das avaliações sobre a situação atual quanto das expectativas para os próximos meses. Após duas altas consecutivas, o Índice de Situação Atual (ISA) voltou a cair. Em março perdeu 2,6 pontos, atingindo 65,3 pontos, o menor nível desde abril de 2021 (64,5 pontos).  O Índice de Expectativas (IE), por sua vez, cedeu 3,2 pontos, para 82,5 pontos, retornando ao patamar próximo ao observado em outubro de 2021 (82,4 pontos).
O estudo revela, ainda que o indicador que mede a satisfação sobre a situação financeira atual das famílias caiu 5,2 pontos, para 56,9 pontos, menor nível desde abril de 2016 (56,8 pontos). As avaliações sobre a situação econômica no momento se mantiveram estáveis com indicador variando 0,1 ponto para 74,4 pontos.
Entre os quesitos que compõem o ICC, o indicador que mede a percepção sobre a situação econômica futura foi o que mais influenciou a queda da confiança no mês ao cair 7,5 pontos para 93,3 pontos, menor nível desde março de 2021 (92,5 pontos).
Por outro lado, houve melhora pelo segundo mês das perspectivas sobre as finanças familiares, com aumento de 4,0 pontos no indicador para 89,7 pontos. Contudo, isso não foi suficiente para sustentar a recuperação da intenção de compras de bens duráveis, que voltou a cair em março após ter avançado 12,1 pontos em fevereiro. O indicador recuou 5,6 pontos para 66,8 pontos.

Foto: Adobe Stock

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