Confiança dos consumidores sobe pela primeira vez em 2024 - Revista Anamaco

Pesquisa

Confiança dos consumidores sobe pela primeira vez em 2024

Texto: Redação Revista Anamaco

O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre), subiu 1,6 ponto em março, para 91,3 pontos, após duas quedas consecutivas. Em médias móveis trimestrais, o índice continuou recuando, agora pelo sexto mês seguido, em 0,6 ponto, para 90,6 pontos.
No mês, a alta ocorreu tanto nas expectativas em relação aos próximos meses quanto nas avaliações sobre o momento atual. O Índice de Expectativas (IE) avançou em 1,2 ponto, para 99,1 pontos, após acumular queda de 4,6 pontos nos dois últimos meses. No mesmo sentido, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,1 pontos, para 80,7 pontos, segunda alta consecutiva do índice após iniciar o ano variando negativamente. 
A pesquisa indica que entre os quesitos que compõem o ICC, o que mede as perspectivas para as finanças familiares foi o que apresentou a maior contribuição para a alta da confiança no mês ao avançar 7,6 pontos, para 100,8 pontos, devolvendo parte da queda do mês anterior de 8,5 pontos.
A alta também foi observada no indicador que mede as perspectivas sobre a economia, que subiu 4,8 pontos, atingindo 110,6 pontos. Apenas o ímpeto de compras de bens duráveis apresentou resultado negativo ao recuar 9,2 pontos, para 85,8 pontos, oscilando fortemente nos últimos meses.
No mês, houve melhora das percepções sobre as finanças pessoais e da economia local, cujos indicadores avançaram em 2,0 e 2,1 pontos para 69,9 e 91,8 pontos, respectivamente.

Foto: Adobe Stock

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