Consumidores confiantes

Confiança melhora

25/02/2016

Após atingir o menor valor da série em dezembro de 2015, o Índice de Confiança do Consumidor (ICC), calculado pela Fundação Getulio Vargas (FGV) subiu 2,1 pontos em fevereiro, atingindo 68,5 pontos. Com isso, o indicador avança pelo segundo mês consecutivo para o maior nível desde agosto passado (70,0 pontos).
A alta do ICC nos dois primeiros meses do ano decorreu da evolução favorável dos dois indicadores que o compõem. O Índice da Situação Atual (ISA) subiu 2,0 pontos, pelo segundo mês consecutivo, após atingir o mínimo da série histórica em dezembro de 2015 (64,9 pontos). O Índice de Expectativas (IE) avançou 1,8 ponto, atingindo 69,4 pontos, maior nível desde agosto passado.
O indicador que mede o grau de satisfação dos consumidores com a situação econômica atual, que no mês passado tinha alcançado o menor nível da série, subiu 2,2 pontos atingindo 73 pontos, maior nível desde setembro de 2015 (73,1).
Nesse cenário, o quesito que mais contribuiu para o resultado favorável do ICC está relacionado com as perspectivas das finanças familiares. O indicador que mede o grau de satisfação com a situação financeira das famílias nos meses seguintes subiu 5,9 pontos, de 70,2 para 76,1 pontos, o melhor resultado desde fevereiro de 2015 (77,6).
Em sentido contrário, estão as intenções de compras com bens duráveis: o indicador que mede o ímpeto de compras recuou 6,0 pontos, atingindo o menor nível da série histórica.
Na análise por classes de renda, a confiança das famílias com renda mensal até R$ 2.100 subiu 6,1 pontos após ficar estável em janeiro. Os consumidores com menor poder de compra são os mais otimistas em relação à economia, ao emprego e à possibilidade de recuperação da situação financeira no futuro.
A pesquisa coletou informações de 2.120 domicílios entre os dias 01 e 22 de fevereiro.

Confiança melhora
Compartilhe esse post:

Comentários