Consciência e dedicação - Revista Anamaco

Exclusivo

Consciência e dedicação

Tekbond Saint-Gobain coloca as equipes, o mix e a parceria com os clientes como alguns dos indutores do
crescimento da empresa


COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2023
Colas Instantâneas de 20gr  a 100gr - Máster*
Colas de Contato - 1º Lugar - Grandes Clientes
Colas de PVA -  1º Lugar - Grandes Clientes
Silicones - Máster*

*Máster: empresa foi primeira colocada nas categorias Pulverização e Grandes Clientes


Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação

Os anos de trabalho, aliados à dedicação do funcionários, posicionaram a Tekbond Saint-Gobain na liderança entre os maiores nomes da indústria de material de construção do País. Com essa certeza, Rodney Zacharias, diretor Comercial da empresa, conta que, nos primeiros meses de 2023, a atenção esteve voltada para a equipe comercial, preparando-a para situações adversas de mercado, além de capacitação das equipes dos clientes.
O diretor observa que o desempenho no período ficou abaixo do esperado em faturamento, mas em volumes ultrapassou a expectativa, o que permitiu bons resultados perante o mercado, e que, na maioria das categorias em que a Tekbond atua, houve crescimento em market share.
Agosto, segundo o executivo, começou com um ritmo mais acelerado, sinalizando uma melhora nas vendas dos clientes. Na sua avaliação, há uma expectativa em relação ao aumento dos investimentos do governo no setor da construção civil e ampliação do crédito com juros mais baixos, o que poderia alavancar o segmento de forma significativa. 
Para o ano, as metas são agressivas. “Nossa expectativa é crescer dois dígitos e, principalmente, consolidar a empresa em novas categorias de produtos”, revela. Zacharias lembra que nem sempre a companhia esteve na posição de liderança, o que a levou a um aprendizado simples e que avalia ser a base da companhia: a humildade. “Hoje, somos líderes, mas se não estivermos próximos do mercado e dos clientes e não continuarmos investindo pesado, essa liderança poderá mudar a qualquer momento”, reconhece.
Na outra ponta, o executivo destaca a valorização dos colaboradores. O diretor garante que a Tekbond não mede esforços para buscar a evolução contínua do time. “Isso nos ajuda a sempre superar nossos desafios em épocas de crise. A velocidade de adaptação da equipe em situações adversas é fundamental para estarmos à frente e buscando soluções que nos aproximam de nossos clientes”, pontua.
No ano passado, esses dois pilares fizeram a empresa superar a instabilidade da economia brasileira e internacional, com variações significativas no dólar, matérias-primas e frete marítimo, e crescer. “A Tekbond sempre foi uma empresa agressiva. Com a entrada do Grupo Saint-Gobain, fortaleceu, ainda mais, a força da marca, o que se refletiu em um crescimento de dois dígitos”, salienta.


Soluções adequadas O foco principal da empresa é criar soluções melhores para os clientes

O executivo comenta que, mesmo diante de um período desafiador, com o dinamismo do mercado e as dificuldades apresentadas pela economia em geral, alguns planos precisaram ser realinhados com a realidade do momento, mas garante que a empresa seguiu em frente com o objetivo inicial.
Entre os destaque da boa performance, Zacharias acrescenta o mix  de produtos robusto e de qualidade, e a atuação das equipes - Comercial, Mar­keting, Operações e Financeiro - que, segundo ele, sempre estão muito próximas aos clientes para entender suas reais necessidades. “Constantes investimentos em marketing e trade também foram importantes para os resultados positivos do ano passado”, destaca.
O executivo frisa que a empresa tem grande preocupação com o sell-out dos clientes. Por isso, desenvolve um trabalho de treinamento de produtos, capacitando a equipe comercial interna, externa e representantes, que conta mais de 400 pessoas, os vendedores dos distribuidores e atacadistas, bem como os vendedores das lojas. Segundo ele, são realizados mais de 2.500 treinamentos por ano, capacitando mais de 25 mil pessoas.
No ambiente fabril, o diretor explica que o Grupo Saint-Gobain está sempre em busca de melhorias nos processos de fabricação para manter e aumentar a qualidade dos produtos. “Nosso principal foco é criar soluções melhores para os clientes. Outro aspecto que gera mudanças constantes é o nosso objetivo de reduzir as emissões de carbono até 2030 e neutralizá-las até 2050. Tudo isso serve de inspiração para o nosso lema mundial ‘Making the world a better home’, ou seja, estamos focados em fazer do mundo um lugar melhor para se viver”, pontua.
O executivo salienta, ainda, o espírito inovador da empresa e revela que um em cada quatro produtos presentes no portfólio da Tekbond não existia há cinco anos. Para que as novidades sejam desenvolvidas, a Saint-Gobain possui um centro de desenvolvimentos de produtos no Brasil.  E a planta de produção internacional da Tekbond abriga um dos mais modernos centros de P&D para adesivos do mundo. “Tudo isso se reverte em produtos mais modernos, eficientes e cada vez mais sustentáveis”, diz.

 Rodney Zacharias Somos líderes, mas se não estivermos próximos do mercado e dos clientes, essa liderança poderá mudar a qualquer momento

Consciência e dedicação
Compartilhe esse post:

Comentários