Conteúdo consistente e relevante marca o ciclo de palestras do Matercon Brasil - Revista Anamaco

Matercon Brasil

Conteúdo consistente e relevante marca o ciclo de palestras do Matercon Brasil

Texto: Redação Revista Anamaco

Com a natureza convidando à atividade física, a sexta-feira foi aberta com a corrida Matercon Brasil Suvinil - 5km. Um “esquenta” para as atrações de todo o dia. Depois do evento esportivo, o primeiro dia de conteúdo da 29ª edição Matercon Brasil, cujo tema é A Nova Loja Matercon - Um Centro de Relacionamento, foi iniciado com a palestra do economista e ex-ministro da Fazenda, Maílson da Nóbrega, que falou sobre “Perspectivas da Economia Brasileira no Próximo Governo”.

                                         
Nóbrega dividiu a sua apresentação em três partes. A primeira delas mostrou o cenário desafiador da economia mundial, do ponto de vista político e econômico e os impactos sobre o Brasil. Em outro momento, falou sobre dois problemas básicos do País - produtividade estagnada e a área fiscal. Por fim, falou sobre esperança. Será que o Brasil aguenta mais uma crise? Segundo ele, a situação fiscal exigirá de quem for eleito, uma capacidade de articulação, mobilização e educação da sociedade para aceitar medidas duras que evitem que o Brasil vá para o buraco.
Na sua análise, nenhum dos dois candidatos à presidência da República - Lula e Jair Bolsonaro - tem as condições políticas de liderança, encanto e mobilização para enfrentar esses problemas. “A menos que essa liderança se revele, podemos estar caminhando para a volta da inflação e do baixo crescimento”, alertou.
Em seguida, foi a vez da apresentação da jornalista e comentarista política Dora Kramer abordar o tema “O cenário político antes e depois das eleições”. Logo no início, a jornalista lembrou que o primeiro turno das eleições presidenciais surpreendeu. Segundo ela, há seis meses, era inimaginável o presidente e candidato Jair Bolsonaro ser reeleito. Entretanto, a abertura das urnas no primeiro turno das eleições mostrou uma situação muito mais estreita, entre os candidatos Lula e Jair Bolsonaro, do que as pesquisas de intenção de voto indicavam. “Hoje, às vésperas do segundo turno, temos o Jair Bolsonaro quase reeleito”, disse.
Segundo ela, os institutos de pesquisa não são oráculos, nem mãe Dinah. O que os veículos de comunicação não podem é deixar de fazer cobertura jornalística e ficar apenas analisando pesquisas. A jornalista lembrou que, no passado, os repórteres saiam para fazer a cobertura das campanhas. Hoje, ficou mais barato comentar pesquisas. “A pesquisa é apenas um instrumento, mas não é tudo. É preciso analisar outros fatores”, observou.

                                        
Ao final das palestras, foi realizado um Painel de Debates, mediado por Alexandre Cohim, vice-presidente da Acomac Bahia, com a participação de Maílson da Nóbrega; Dora Kramer; Silvio Pallioto, diretor Comercial da Famastil; Marcos Atchabahian, presidente da Village Home Center; e Kelsor Fernandes, presidente da Fecomercio/BA.
Com a tarde livre, os participantes terão como lazer o piscinaço Rock Day, com a Banda Máquinas na Pista. Os atletas de plantão também poderão participar do 9º Torneio de Futebol Matercon Brasil - Cobrecom.
O happy hour vai ficar por conta da realização do show do cantor Rafa Chaves, ex-Chiclete com Banana. Em seguida, encerrando a noite, será a vez de Tatau, ex-vocalista do Araketu, fazer sua apresentação. 
O evento acontece até domingo - 23 de outubro - noResort Vila Galé Mares, na Praia de Guarajuba (BA). 

CLIQUE AQUI E CONFIRA AS PALESTRAS NA ÍNTEGRA

Fotos: Simone de Oliveira/Grau 10 Editora

Conteúdo consistente e relevante marca o ciclo de palestras do Matercon Brasil
Compartilhe esse post:

Comentários