Credores da InterCement aprovam plano de recuperação judicial
Texto: Redação Revista Anamaco
A Assembleia de credores da InterCement, produtora de cimento e controladora da Loma Negra na Argentina, aprovou, quase por unanimidade, seu Plano de Reestruturação e, caso seja homologado, pela justiça e cumpridas as condições precedentes ali previstas, dará lugar à entrada de três grupos - Latcem, Redwood Capital Management e Moneda Patria Investments - como acionistas principais da companhia. A eles se juntam outros credores que também capitalizariam seus créditos na companhia.
Em comunicado, a empresa explica que esse plano permitiria uma redução considerável das dívidas da sociedade. Também se somaria uma nova linha de crédito aportada pelos novos acionistas para fortalecer o capital de trabalho e arcar com os custos da reestruturação, deixando a InterCement com uma sólida estrutura de capital.
A nota afirma que, dessa forma, a InterCement finalizará a situação de estresse financeiro na qual se viu envolvida nos últimos dois anos e poderá voltar a cumprir o papel estratégico que a empresa teve, historicamente, no setor cimenteiro no Brasil e na Argentina.
Essa operação marcaria o início de uma nova etapa para a companhia, que contará com uma estrutura de capital sólida e sustentável, sem vencimentos significativos pelos próximos cinco anos. Também outorgaria capacidade de investimento e sustentabilidade a longo prazo, somado a uma visão estratégica focada no desenvolvimento e crescimento.
O plano aprovado foi estruturado de forma que, durante o período de transição até a efetiva incorporação dos novos acionistas, se assegure a continuidade operacional da empresa e de sua controlada Loma Negra. As operações de ambas as companhias seguirão se desenvolvendo com total normalidade, mantendo os padrões de qualidade, o emprego e as relações com clientes, fornecedores e comunidades.
Os novos acionistas reúnem capitais argentinos, regionais e internacionais, com ampla experiência em transformação empresarial, reestruturação financeira e geração de valor, respaldados pelo compromisso de consolidar e expandir o negócio.
Foto: Divulgação