Dados da Abinee mostram alta nas vendas e encomendas na indústria eletroeletrônica - Revista Anamaco

Cenário Econômico

Dados da Abinee mostram alta nas vendas e encomendas na indústria eletroeletrônica

Texto: Redação Revista Anamaco

De acordo com dados da Sondagem de conjuntura, realizada em abril pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee), elevou de 70% para 77% no número de entrevistados que citaram crescimento nas vendas e encomendas em comparação com o igual período do ano passado. Ao mesmo tempo, as indicações de retração caíram de 18% para 11%.
Ao verificar as vendas/encomendas em abril em relação a março, o estudo revela que houve redução no porcentual de empresas que relataram crescimento, passando de 58% para 36% e aumento de 15% para 34% nas indicações de queda. Mesmo assim, a maior parte das entrevistadas registrou negócios conforme (47%) ou acima (27%) do esperado.
Na avaliação dos economistas da entidade, ainda que com cautela e mesmo com uma série de dificuldades que a indústria vem enfrentando, principalmente no que se refere à aquisição de componentes e matérias-primas, as perspectivas continuam otimistas e os empresários do setor esperam que a retomada da atividade permaneça nos próximos meses.
Para todo o ano, 86% das empresas entrevistadas projetam crescimento em comparação a 2020. A pesquisa revela que esse foi o maior porcentual apontado desde a inclusão dessa pergunta na sondagem, em setembro do ano passado. Ainda para 2021, 13% esperam estabilidade e apenas 1% estão prevendo queda.
Quando o assunto é emprego, o estudo mostra que foi favorável a elevação de 19% para 22% no número de empresas que aumentaram seus quadros de funcionários, o que representa o maior porcentual deste ano. A pesquisa aponta, ainda, a diminuição de 10% para 8% no total das pesquisadas que citaram redução no número de empregados.
A Abinee ressalta que, com exceção do mês de dezembro de 2020, o nível de emprego da indústria eletroeletrônica vem aumentando desde junho do ano passado.

Foto: Adobe Stock

Dados da Abinee mostram alta nas vendas e encomendas na indústria eletroeletrônica
Compartilhe esse post:

Comentários