Preocupação ambiental

Democratizando o uso da energia solar

Com o objetivo de oferecer iluminação para casas em áreas carentes com garrafas de plásticos recicladas, a Sika Brasil acaba de firmar uma parceria com a ONG Um Litro de Luz. Com a medida, será possível fornecer fonte ecológica e economicamente sustentável para as famílias que não têm acesso à eletricidade ou simplesmente não possa pagá-la.
A fonte de luz é simples e consiste apenas em um frasco de plástico cheio de água e alvejante. A empresa será doadora de selantes de poliuretano para a colagem e vedação das garrafas no telhado. "Trazer essa parceria para o Brasil é fundamental para que possamos continuar atendendo a um número maior de pessoas. A doação dos selantes representa uma economia de 70% em nosso custo final", informa Vitor Belota Gomes, presidente da ONG.
Para que a ação dê o resultado esperado, totalmente fechada, a garrafa fica colada no telhado de uma casa. A facilidade de instalação requer apenas tecnologia simples e de material acessível e econômicos: uma garrafa velha de plástico, alvejante, água e a luz solar. A garrafa de energia solar utiliza a luz do sol, a captura e distribui a luz por todo o ambiente, com a mesma potência de uma lâmpada de 55 watts. O impacto desta energia vai além do benefício imediato de fornecimento de luz. É o início de uma vida de melhor qualidade para muitas famílias, criando novas oportunidades de trabalho e reduzindo a presença de dióxido de carbono ao longo do tempo.
Rodrigo Silva, coordenador de Marketing e trade Marketing da Sika, explica que o desafio da ONG era encontrar uma empresa com um produto de alta tecnologia, que garantisse que o produto não se degradaria com as intempéries e que tivesse uma alta performance e durabilidade. “A empresa vai oferecer os produtos e todo o suporte técnico necessário para a aplicação”, garante Silva.
Além do Brasil, a empresa está apoiando os projetos em Bangladesh, Colômbia, Índia, México, Nicarágua, Filipinas e em outros países. Além disso, produtos Sika foram doados para que a ONG apresentasse o projeto ao público durante o Fórum Mundial de Recursos em Davos.
Em 2013, as doações para todos os projetos da Um Litro de Luz apoiados pela empresa alcançaram CHF 39.000 (Francos Suíços) em produtos.

Democratizando o uso da energia solar
Compartilhe esse post:

Comentários