Desempenho acima do mercado
Com investimentos contínuos, novo posicionamento e firme no propósito de promover vida onde estiver, Hydronorth registra, em 2024, o melhor primeiro semestre de sua história
COLOCAÇÃO DA EMPRESA NO PRÊMIO ANAMACO 2024 |
Resinas Multiuso - Pulverização |
Texto: Redação Revista Anamaco
Fotos: Divulgação
Extraordinário. Assim, Matheus Gois, CEO Hydronorth, define 2024 para a empresa. O executivo conta que os resultados alcançados foram cerca de dez vezes superiores em relação ao crescimento do mercado. “O primeiro semestre foi o melhor da nossa história e a segunda metade do ano também começou com novos recordes de desempenho, reforçando nosso sucesso contínuo”, comemora Gois.
Esse desempenho, entretanto, não aconteceu por sorte ou obra do acaso. O CEO explica que, no ano passado, a companhia realizou um trabalho extenso de pesquisa e reuniões com o objetivo de entender, profundamente, como a marca é percebida pelos clientes e parceiros.
O resultado desse trabalho mostrou que, ao longo dos 43 anos de existência da Hydronorth, a proteção sempre foi um valor central em tudo o que a marca desenvolve. Com base nisso, a empresa consolidou seu novo posicionamento: ‘De proteção, a gente entende’. “Esse reposicionamento é fruto de um trabalho colaborativo de toda a equipe, que vem atuando, estrategicamente, para reforçar nossa mensagem no mercado. Ao mesmo tempo, não deixamos de lado o nosso propósito essencial, que sempre guiou a empresa e que continua sendo uma peça fundamental em tudo o que fazemos.: ‘Promover vida onde estivermos’”, destaca Gois.
Paralelamente, o fabricante reforçou o posicionamento dos seus produtos: Resina: “A Original, o certo é impermeabilizar"; e Tintas: “Além da cor”.
MAQUINÁRIO RENOVADO Empresa investiu em equipamentos para o processo de
envase de tintas e resinas e para montagem de packs para expedição
Essas mudanças, de acordo com o CEO, foram acompanhadas por ações como a participação em grandes eventos do setor, como a Feicon, a Construsul e o patrocínio Máster ao Matercon Brasil, realizado em outubro na Bahia; a criação do Time de Embaixadores Hydronorth, composto por pintores profissionais que representam a marca em grupos regionais; aumento no investimento em marketing digital e o lançamento dos produtos Granffino e Hydrofilm.
Além desses projetos consolidados, há outros em andamento. O executivo comenta que a Hydronorth está desenvolvendo um projeto de operador logístico em um mercado estratégico. A expectativa é dobrar a participação de mercado no Rio Grande do Sul e validar o projeto para futuras expansões no Centro-Oeste, Norte e Nordeste.
No ambiente fabril, em 2024, a companhia adquiriu três novos equipamentos, sendo dois para o processo de envase de tintas e resinas, e um para montagem de packs para expedição.
Com uma meta anual tanto de faturamento quanto de renovação de portfólio - parte dessa meta envolve garantir que um percentual do volume faturado seja proveniente de produtos lançados nos últimos dois anos - a Hydronorth investe, continuamente, em Pesquisa e Desenvolvimento, impulsionada pela busca de novas tecnologias e pelo aprimoramento dos produtos. Para tanto, a equipe, composta por mais de 10 colaboradores, trabalha de maneira multidisciplinar e colaborativa, movido pela missão de inovar a cada dia. “Acreditamos que a inovação é um processo construído em conjunto, por isso valorizamos parcerias com fornecedores que compartilham nossos valores e objetivos. Frequentemente, desenvolvemos projetos em colaboração com laboratórios de ponta, tanto no mercado nacional quanto em diversos continentes, expandindo nossa rede de inovação global”, revela.
Para que as novidades cheguem ao consumidor final, a empresa conta com a parceria do varejo e personaliza o ‘Espaço Hydronorth’ no ponto de venda, com mobiliário, expositores, produtos aplicados e identificação visual. Atua, ainda, com treinamentos e demonstrações de produtos, fornecendo argumentação de venda e embasamento técnico de aplicação e solução por produto. “Outra frente que tem crescido muito são as mídias cooperadas com divulgação off na área geográfica de atuação do lojista, unindo premiação para consumidores e profissionais e, assim, fomentando a as vendas dos nossos produtos”, explica.
Em 2024, o desempenho continuou superando as expectativas, refletindo o crescimento robusto que a Hydronorth tem alcançado. “Projetamos um incremento de 25% em relação a 2023, ano em que já crescemos mais de 20% e com faturamento de R$ 250 milhões”, revela.
MATHEUS GOIS Projetamos um incremento de 25% em relação a 2023, ano em que já crescemos mais de 20%