Dexco encerra 2022 com crescimento de 4% na receita líquida sobre 2021 - Revista Anamaco

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Dexco encerra 2022 com crescimento de 4% na receita líquida sobre 2021            

Texto: Redação Revista Anamaco                    

A Dexco, detentora das marcas Deca, Portinari, Hydra, Duratex, Castelatto, Ceusa e Durafloor, acaba de anunciar seu resultado de 2022. De acordo com os números divulgados, a empresa registrou EBITDA ajustado e recorrente pró-forma de R$ 1,9 bilhão no ano passado, com margem EBITDA de 20,4%.  A receita líquida foi de R$ 8,5 bilhões no consolidado de 2022, o que representa um crescimento de 4% na comparação com 2021.
Antonio Joaquim de Oliveira, presidente da Dexco, explica que os  números saudáveis, mesmo diante de um contexto externo desafiador para o setor, refletem a confiança dos clientes e consumidores nos produtos e marcas da companhia. 
O lucro líquido foi de R$ 771 milhões no ano de 2022, queda de 33% na comparação com o ano anterior. “O cenário econômico impõe desafios setoriais importantes, com retração de demanda para alguns dos nossos negócios, ao mesmo tempo em que há pressão de taxa de juros e inflação. São dados da realidade que enfraquecem o poder de compra dos consumidores. Mesmo diante disso, conseguimos entregar o segundo melhor ano da história da Dexco em termos de EBITDA e o melhor ano em receita, o que mostra que estamos em um patamar de resiliência consolidado. Conseguir esse resultado, diante das circunstâncias externas, não foi uma tarefa trivial”, destaca o executivo.
Segundo ele, o quarto trimestre foi especialmente desafiador para a empresa e para seus setores de atuação. Ainda assim, a Dexco fechou os últimos três meses de 2022 com receita líquida de R$ 1,98 bilhão (-12% quando comparado ao 4T21). O EBITDA ajustado e recorrente do quarto trimestre de 2022 foi de R$ 517 milhões, já incorporando os R$ 151 milhões de contribuição consolidada da LD Celulose, que entrou em fase 100% operacional justamente no 4T22. O lucro líquido do trimestre foi de R$ 207 milhões (-49% contra o 4T21). 
Nesse cenário, a divisão de madeira, com as marcas Duratex e Durafloor, apresentou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 1,19 bilhão no consolidado do ano (-20% na comparação com 2021). No quarto trimestre, o EBITDA foi de R$ 291 milhões, queda de 25% quando comparado ao 4T21. Já a receita líquida registrou crescimento de 9% na comparação anual, chegando a R$ 5,2 bilhões. No trimestre, a receita líquida foi de R$ 1,2 bilhão, uma queda de 4% em relação ao 4T21. “No ano, a divisão apresentou ganhos de market share e melhora de mix, já resultado dos investimentos realizados para incrementar a produtividade das fábricas, o que sustentou os patamares de receita, apesar da pressão inflacionária e custos de frete impactando os negócios”, ressalta Oliveira.
Já a divisão de louças e metais, com as marcas Deca e Hydra, sofreu impacto do cenário externo desafiador e registrou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 311 milhões em 2022, retração de 24% na comparação com o ano anterior. A unidade apresentou queda de 56% no EBITDA no quarto trimestre, chegando a R$ 52 milhões.
A divisão de revestimentos, por sua vez, que atua com as marcas Ceusa, Portinari e Castelatto, também sentiu a piora na demanda e apresentou EBITDA ajustado e recorrente de R$ 234 milhões no consolidado anual, queda de 22%. No quatro trimestre, a unidade registrou queda de 73% no EBITDA na comparação com o mesmo período de 2021, fechando o período em R$ 23 milhões.

Foto: Adobe Stock

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